Mestrado

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Acreditado
6 Anos
31 jul 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3379/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3379/2011/AL01 de 14-01-2015 / R/A-Ef 3379/2011/AL02 de 08-08-2019
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 3000.00 €
2.ºAno 1500.00 €
Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

O plano de estudos visa oferecer formação teórica e prática. Fornece formação específica no domínio dos mercados da arte (estrutura, dinâmica, tendências, colecionismo, curadoria, validação e avaliação), bem como uma formação introdutória em gestão (marketing, contabilidade, finanças, investimentos financeiros, empreendedorismo). Também inclui visitas de estudo e contato direto com profissionais relevantes do setor como oradores convidados. Os alunos têm também a oportunidade de completar um estágio curricular de quatro meses numa organização desta indústria em Portugal ou no estrangeiro.

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Fundamentos de Gestão
6.0 ECTS
Fundamentos de Contabilidade e Finanças
6.0 ECTS
Empreendedorismo em Cultura
6.0 ECTS
Investimentos Financeiros em Obras de Arte
6.0 ECTS
Marketing em Mercados da Arte
6.0 ECTS
Mercados da Arte Internacionais
6.0 ECTS
Avaliação e Peritagem de Obras de Arte
6.0 ECTS
Colecionismo e Curadoria
6.0 ECTS
Mercado da Arte: Estruturas e Dinâmicas
6.0 ECTS
2º Ano
Estágio em Mercados da Arte
60.0 ECTS
Dissertação em Mercados da Arte
60.0 ECTS
Trabalho de Projecto em Mercados da Arte
60.0 ECTS

Optativas recomendadas

O plano de estudo permite a seleção de uma UC opcional. Recomenda-se que os alunos selecionem uma UC relacionada com a área em que pretendem desenvolver seu trabalho final. As UCs opcionais só serão abertas se atingirem um número mínimo de inscrições.

Objetivos

O principal objetivo deste mestrado consiste no estudo dos mercados da arte. Pretende-se que os alunos compreendam as estruturas fundamentais dos mercados da arte e o modo como funcionam. Ao mesmo tempo, pretende-se que os alunos tenham capacidade para analisar criticamente os mercados da arte nas suas diferentes componentes. Pretende-se também que os alunos possam melhorar o desempenho das organizações onde venham a trabalhar dentro deste setor.

  • Compreender a estrutura básica dos mercados da arte (mercado primário e mercado secundário).
  • Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema)
  • Discutir criticamente a estrutura e o funcionamento dos mercados da arte.
  • Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos.
  • Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento e tomada de decisão, organização, motivação e liderança, controle e responsabilidade social.
  • Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do marketing nas artes.
  • Discutir criticamente o funcionamento do marketing nos mercados de arte.
  • Compreender o objetivo da contabilidade financeira e a equação fundamental da contabilidade.
  • Compreender os conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos relevantes e custos irrelevantes e de custos e proveitos incrementais.
  • Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais.
  • Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos.
  • Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.
  • Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais consolidados.
  • Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais emergentes.
  • Compreender aspetos práticos, e informais, do funcionamento dos mercados da arte.
  • Compreender a importância dos agentes e instituições responsáveis pela formação das convenções e dos cânones artísticos.
  • Conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade.
  • Discutir criticamente o papel do curador.
  • Conhecer os mecanismos e os procedimentos para identificar, peritar e avaliar corretamente obras de arte.

 

Estas competências são desenvolvidas nas unidades curriculares que compõem o plano de estudos do mestrado.

Dissertação / Trabalho de Projeto

A atribuição do grau de Mestre exige a realização de uma dissertação, um trabalho de projeto ou um relatório de estágio, correspondente a 54 créditos, sempre sob a orientação de um professor especialista na área, sendo objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.

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