Costuma dizer-se que a Antropologia é a mais humana das Ciências e a mais científica das Humanidades.
É em conformidade com esta ideia que oferecemos aos nossos estudantes uma oportunidade rara no panorama do Ensino Superior: a de poderem iniciar-se num campo disciplinar que, nas encruzilhadas da História e da Sociologia, da Filosofia, da Arte e da Ciência, cultiva dedicadamente a vontade de aprender acerca da organização social, dos modos de vida, das crenças e cosmologias de outros grupos, de outros povos e culturas do planeta. Só assim, aprendendo o que significa ser-se humano, nos capacitamos para a partilha dos desafios do presente e para a liberdade de imaginar o futuro.A Licenciatura em Antropologia da Escola de Ciências Sociais e Humanas do Iscte é assegurada por um corpo docente diverso, com sólida experiência de ensino e de investigação, contando com colaborações pontuais de investigadores de outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras.
Oferecemos uma formação de 1º ciclo que fornece competências para a compreensão do mundo complexo em que vivemos, assim como para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Apostamos também no estabelecimento de parcerias que, no final do curso, possibilitam a realização de estágios curriculares em diversas instituições e organizações relevantes.
Mensagem do(s) diretor(es)
Partindo do estudo da diversidade que atravessa as muitas formas e variações da existência humana, a Antropologia constitui-se como um campo de reflexão que identifica comparativamente semelhanças e diferenças entre os modos de vida e as expressões do pensamento dos vários povos, sociedades e culturas do mundo.
É também uma disciplina com um propósito educacional inequívoco, sempre na linha da frente das ideias novas, combinando experiência e imaginação, e abrangendo no seu campo de pesquisa a arte, a ciência, a política, a religião, o ambiente e as relações complexas que, nesta era do Antropoceno e da 6ª Extinção em Massa, entrecruzam os destinos humanos com o dos demais habitantes não-humanos do planeta.
Estudar Antropologia é uma forma de nos abrirmos ao mundo e de nos sensibilizarmos às diferentes cosmologias registadas pela nossa disciplina desde há mais de um século por todo o globo, em transmissão ininterrupta até aos dias de hoje. Assim desenvolvemos o imprescindível espírito crítico tão necessário ao exercício da cidadania, ao diálogo intercultural e à imaginação do futuro.
É esta experiência que temos para oferecer e que queremos partilhar com os nossos estudantes.
Informações Gerais