Este mestrado pioneiro e inovador está vocacionado para estudantes com interesse na comunicação e cultura e as áreas científicas predominantes são: Ciências da Comunicação, Sociologia, Estudos da Cultura, Ciência Política e Políticas Públicas, Gestão e Marketing.
Proporciona um percurso formativo sólido que privilegia e articula áreas temáticas como a comunicação digital em rede, média sociais, indústrias criativas, média e jornalismo, comunicação política e opinião pública, regulação e políticas de média, inovação comunicacional e social, intervenção e gestão cultural, influenciadores digitais entre outras, adotando uma abordagem multidisciplinar e com uma robusta articulação com a investigação científica.
O curso está vocacionado para licenciados de 1.º ciclo provindos das Ciências Sociais, tais como Sociologia, Antropologia, Economia, das Ciências da Comunicação como Publicidade e Marketing e de disciplinas da área das Humanidades como Estudos Culturais, Estudos Literários ou Estudos Artísticos, mas também para profissionais já inseridos no mercado de trabalho.
Apesar desta amplitude formativa de banda larga o MCCTI oferece a possibilidade de aprofundar estudos em quatro áreas temáticas no âmbito da comunicação:
• Internet e Comunicação em Rede
• Cultura e Indústrias Criativas
• Comunicação e Política
• Media e Jornalismo
(disponíveis em UC optativas no ano letivo 2023-2024)
A oferta destas quatro áreas proporciona a possibilidade de aprofundar conhecimento em áreas temáticas da comunicação e cultura, frequentando unidades curriculares optativas do Iscte de acordo com a escolha dos candidatos e que possibilita uma construção personalizada do currículo.
O corpo docente é constituído por professores do Iscte e conferencistas internacionais de renome e com larga experiência de investigação e produção nas suas áreas e procura proporcionar um ambiente de partilha debate e reflexão entre estudantes e docentes.
Para além da possibilidade de aprendizagem com um corpo docente qualificado os estudantes poderão ter acesso à crescente rede de contactos institucionais do curso para realizar estágios em empresas do setor como forma de aplicação dos seus conhecimentos e introdução no mercado de trabalho.
Já no plano da pesquisa académica, o curso mantém uma relação privilegiada com centros de investigação e observatórios que integram investigadores que produzem pesquisa na linha de ponta da inovação em investigação, tais como o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Observatório da Comunicação (OberCom), MediaLab CIES-Iscte e Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) e que poderão servir como interface de cooperação e ajuda em projetos de investigação dos próprios estudantes ou de integração em pesquisas a decorrer nos centros de investigação ou nos observatórios.
Em termos de mobilidade os alunos poderão frequentar ao abrigo do programa de intercâmbios Erasmus estadias em universidades estrangeiras com protocolos estabelecidos – mais informações disponíveis na Unidade de Relações Internacionais:
Estão disponíveis Prémios de Excelência Académica para os candidatos admitidos com maior pontuação.
Aos estudantes que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação com 60 créditos (ECTS).
Mensagem do(s) diretor(es)
Num mundo cada vez mais mediático o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de informação visa preparar profissionais e investigadores com capacidade de leitura, pensamento crítico e atuação sobre os aspetos comunicacionais e culturais do mundo no qual vivemos.
Alavancado por uma formação polivalente, transdisciplinar e atualizada visa fornecer competências teóricas e práticas nas áreas da comunicação e cultura que sejam aplicáveis em contextos profissionais e/ou de investigação.
Desde a sua criação, em 1998, formámos já centenas de mestres estando muitos deles ativos a trabalhar e/ou investigar nos setores da comunicação e cultura.
Informações Gerais