ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Lecionado em Português e Inglês
O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional é um programa a tempo integral, projetado para proporcionar aos alunos uma experiência verdadeiramente transformadora. Integrado na Iscte Business School, o programa combina o ensino de conhecimentos avançados em Recursos Humanos com a ligação à realidade empresarial, incentivando ao mesmo tempo o desenvolvimento pessoal dos alunos.
> O ramo de especialização Comportamento Organizacional e Consultadoria é lecionado exclusivamente em português
Duplo Grau
Este programa tem parcerias de duplo grau com as universidades listadas abaixo.
Para mais informações, clique aqui.
Southwestern University of Finance and Economics - China (EQUIS acrredited)
Universitas Gadjah Mada - Indonesia (AACSB accredited)
Devido à evolução tecnológica, as organizações têm focado a sua competitividade em fatores intangíveis em que o envolvimento humano desempenha um papel fundamental. A nível profissional, além das atividades tradicionais relacionadas com a seleção, formação e remuneração, as posições associadas à gestão de recursos humanos implicam planeamento estratégico, desenvolvimento de melhoria contínua e projetos de mudança profunda.
Estes métodos exigem o domínio de um conjunto de competências específicas e avançadas que só podem ser adquiridas com estudos especializados. Além disso, o conhecimento na área de gestão de recursos humanos tem vindo a crescer exponencialmente, estabelecendo um corpo ainda mais competente para apoiar uma atividade profissional autónoma, baseada numa constante atualização dos conhecimentos. O objetivo deste Mestrado é transmitir conhecimentos científicos relacionados com a gestão de recursos humanos, de acordo com os mais altos padrões internacionais, fornecendo assim, valor económico, social e cultural à sociedade.
Porquê escolher o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional?
Para os alunos sem experiência profissional, este programa garante uma intensa experiência de desenvolvimento pessoal, uma base real sobre a qual se constrói uma carreira;
O corpo docente do programa combina uma extensa experiência de pesquisa com ampla experiência profissional, lecionando assim, aulas únicas - com foco no equilíbrio entre teoria e a prática;
O conteúdo do programa é projetado com foco nas melhores práticas internacionais e com fortes ligações com profissionais - aumentando as oportunidades de carreira dos estudantes;
Os alunos serão envolvidos num programa com uma carga de trabalho desafiadora, exigindo um alto nível de processamento de informações e resultados, que será uma excelente preparação para a futura carreira;
Os alunos irão fazer parte de uma comunidade académica, com estreito contato entre professores e alunos que facilita o trabalho em equipa e a partilha de ideias;
Existe flexibilidade e liberdade na dissertação/projeto final e esta será envolvida num cenário de realidade empresarial;
O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional tanto prepara o aluno para a sua futura carreira como para o seguimento dos seus estudos académicos (PhD).
2025/2026
Optativas recomendadas
Optativas recomendadas
O objetivo global deste Mestrado é o de transmitir e veicular conhecimentos científicos relacionados com a GRH, de acordo com os mais elevados padrões internacionais, que proporcionem valor económico, social e cultural à sociedade. No final do ciclo, os alunos estarão capazes de identificar, diagnosticar e intervir em desafios relacionados com a gestão de pessoas dentro das organizações. Destacam-se desafios ao nível da gestão de mudança e inovação, bem estar e saúde no trabalho, sustentabilidade e otimização das potencialidades das ferramentas digitais para acompanhar processos e informar decisões.
Os principais objectivos do programa são:
Capacitar os alunos para refletir criticamente acerta dos temas centrais da gestão de recursos humanos.
Fomentar a capacidade de análise de temas complexos de forma aprofundada, como precursor de tomada de decisão e desenvolvimento de intervenções organizacionais.
Promover a inovação nas práticas de gestão de recursos humanos e comportamento organizacional.
Dotar os alunos de ferramentas práticas para a compreensão, análise e intervenção nas organizações.
Potenciar o contacto com a realidade da prática, através de metodologias ativas e envolvimento de profisionais.
No final do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional os estudantes terão adquirido as seguintes competências e atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:
1) Capacidade de comunicação escrita com impacto e eficácia numa envolvente empresarial, nomeadamente:
1.1) Produzir um documento escrito bem estruturado
1.2) Identificar de modo claro um tema e comunicar as mensagens chave num documento escrito
1.3) expressar de modo claro a ligação entre os argumentos teóricos e os aspetos práticos dentro de um documento escrito
1.4) Resumir de modo eficaz ideias e conclusões dentro do um documento escrito
2) Capacidade de comunicação oral com impacto numa envolvente empresarial, nomeadamente:
2.1) Selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação
2.2) Demonstrar confiança de que a comunicação foi bem preparada
2.3) Desenvolver e efetuar apresentações com impacto
3) Capacidade para agir de modo ético, com responsabilidade corporativa e sustentável, nomeadamente:
3.1) identificar e discutir o leque de desafios que envolvem a responsabilidade corporativa e/ou a sustentabilidade
3.2) reconhecer e refletir criticamente sobre dilemas éticos
4) Capacidade de pensar de modo crítico, nomeadamente:
4.1) Selecionar e interpretar dados e referências relevantes de fontes académicas e não académicas
4.2) Analisar questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem fundamentadas
5) Capacidade para trabalhar em equipa e relacionar-se com outras pessoas, nomeadamente:
5.1) Organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir os objetivos de uma forma eficiente e eficaz
5.2) Mostrar vontade de ouvir os outros e demonstrar curiosidade sobre o que as pessoas estão a dizer e a experienciar
5.3) Programar as tarefas para cumprir os prazos estabelecidos
6) Ser competente em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional, nomeadamente:
6.1) Escolher uma estratégia de diagnóstico adequada para gerir os problemas organizacionais (diagnóstico)
6.2) Desenvolver novas soluções que tenham o potencial de satisfazer as necessidades atuais e futuras dos clientes (intervenção)
6.3) Analisar criticamente as práticas de RH existentes para clientes atuais e potenciais (teoria)
6.4) Aplicar metodologias científicas adequadas para analisar questões nos domínios da GRH e do Comportamento Organizacional (metodologia).
2025/2026
EMPREGABILIDADE
O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem uma taxa de 89% até 12 meses após a conclusão do Mestrado. Os sectores mais representados no recrutamento de diplomados de mestrado são a Consultoria e Auditoria, e Telecomunicações. Nesta gama de setores, alguns dos principais recrutadores são Altice/Portugal Telecom, a Novabase e Greenwich Consulting
100% estavam empregados no prazo de 3 meses após o fim do programa
98% de Taxa de Empregabilidade Iscte Business School
98% dos diplomados do 2º ciclo da Iscte Business School estão em profissões ajustadas/adequadas ao nível de qualificações
As entidades empregadoras estão globalmente muito satisfeitas com os diplomados do Iscte: 2º ciclo - 4,6 (escala de 1 a 5)
Qualificação académica ao nível da Licenciatura
Domínio da língua inglesa. Algumas unidades curriculares são lecionadas em Inglês e serão apresentados nessa língua materiais de trabalho, referências bibliográficas e sessões com convidados estrangeiros
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Consulta os critérios de seleção AQUI
DOCUMENTOS PARA CANDIDATURA
As candidaturas são submetidas exclusivamente online.
É obrigatório anexar os seguintes documentos:
- Fotografia (estilo passe e no formato jpg, jpeg ou png)
- Documentos de Identificação (Cartão de Cidadão para candidatos/as nacionais ou Passaporte para candidatos/as internacionais)
- Diploma de Licenciatura com notas finais*
- Curriculum vitae
- Motivação para ingressar no programa (campo preenchido diretamente no formulário de candidatura)
*Candidatos/as que ainda não terminaram Licenciatura deverão ainda anexar:
- Compromisso de Honra (documento disponível para download no formulário de candidatura);
- Transcrição das notas com as respetivas classificações e média parcial obtidas à data da candidatura (são aceites imagens do portal de estudante)
PROCESSO DE SELEÇÃO
IMPORTANTE - A análise das candidaturas é feita numa base contínua, a partir do momento em que o período de candidaturas é aberto. Por esta razão, encorajamos candidaturas antecipadas.
O processo de seleção compreende quatro fases, descritas abaixo:
1. Avaliação Inicial
Após completar a candidatura online e de ter efetuado o pagamento da respetiva taxa (não-reembolsável), a candidatura será avaliada pelos membros da Comissão de Análise das Candidaturas.
2. Entrevista
Durante o período de Avaliação Inicial o/a candidato/a poderá ser convocado/a para uma entrevista com o Diretor de Mestrado ou outro membro da Comissão de Análise das Candidaturas.
3. Decisão
Todos/as os/as candidatos/as serão notificados/as da decisão. Os resultados seguirão por email e estarão disponíveis no portal de candidaturas.
4. Inscrição
Em caso de admissão, os/as candidatos/as serão informados/as em detalhe acerca do processo de matrícula/inscrição. Será dado um prazo para efetuarem a matrícula (confirmando dessa forma o seu lugar no Mestrado). Note-se que os/as candidatos/as admitidos/as terão, depois da matrícula, de efetuar o pagamento da primeira prestação das propinas até à data limite estabelecida.