Docentes

NOTA CURRICULAR de Américo Fernando Brás Carlos IDADE: 65 anos (n. 02-05-1952) E-mail: afbcarlos@netcabo.pt; afbcarlos@hotmail.com; bras.carlos@iscte.pt. HABILITAÇÕES: ·         Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com a classificação de BOM; ·         Doutorando em Gestão no Programa Doutoral do ISCTE-IUL, com aprovação na parte lectiva (BOM) e no projecto de tese. ·         Diplomado em Gestão Pública Avançada, pelo Instituto Nacional de Administração, com a classificação de MUITO BOM.   ACTIVIDADE DE CONSULTORIA INTERNACIONAL: ·         2016-2017 – Consultor e redactor da parte tributária do Estudo “Melhorar a competitividade das MPMEs que operam com grandes projectos de mineração, petróleo e gás em Moçambique” – Ministério da Economia de Moçambique, IPEME;     ·         2002–2008 - Consultor do “Fiscal Affaires Department” do Fundo Monetário Internacional, com actividade em Moçambique – Autoridade Tributária; ·         Desde 2006 - Consultor do “Legal Department” do Fundo Monetário Internacional, com actividade em S. Tomé e Príncipe – Direcção de Impostos; ·         2009–2010 - Consultor do Tax Program do Departamento do Tesouro dos E.U.A.; ·         2009-2010 – Perito fiscal de empresa portuguesa para a Reforma Fiscal de Angola; ·         2009-Consultor Fiscal do Programa Português para a Cooperação (área das Finanças); ·         1996– Perito de empresa portuguesa para a fiscalidade rodoviária de Cabo Verde; ·         1991-1994 – Consultor do Banco Mundial, para a Direcção-Geral de Impostos da Guiné-Bissau; ·         1994 – Coordenador da Assistência Técnica da União Europeia para a “Reforma das Finanças Públicas da Guiné-Bissau”.    ACTIVIDADE DOCENTE: ·         2011-2013 - Director do Mestrado em Direito Fiscal, da Universidade “A Politécnica” de Moçambique; ·         1998 – 2010 - Director do Mestrado Executivo em Gestão Fiscal e do curso de especialização em Fiscalidade, do INDEG/ISCTE-IUL; ·         1991 – 2010 - Professor Auxiliar Convidado do ISCTE-IUL e coordenador das disciplinas de Fiscalidade I e Fiscalidade II; ·         Desde 1993 – Professor da cadeira de Gestão Fiscal das Empresas e de Teoria Geral dos Impostos nos mestrados das áreas de finanças, de gestão e de contabilidade do INDEG/ISCTE-IUL e orientador e arguente em muitas dissertações de mestrado; ·         Desde 2007 – Professor da cadeira de Direito Fiscal das Empresas no Mestrado de Direito das Empresas do ISCTE-IUL e orientador em dissertações de mestrado; ·         1987-2001 – Monitor na Faculdade de Direito de Lisboa (Direito Fiscal e Direito Processual Civil II); ·         Desde 1987 - Formador em direito fiscal e fiscalidade de cerca de duas dezenas de entidades privadas e públicas.     ACTIVIDADE PROFISSIONAL NA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, NOUTROS SERVIÇOS PÚBLICOS E EM ORGANISMOS PRIVADOS: ·         2006 – 2009 - Inspector-Geral dos Serviços de Justiça de Portugal; ·         2000-2003 – Vogal do Conselho Directivo da Administração Geral Tributária; ·         Desde 2014 – Juiz árbitro no Tribunal Arbitral Tributário; ·         1996-2000 – Coordenador do Conselho Económico e Social; ·         Desde 2014 – Membro do Conselho Fiscal do Conselho Português para o Movimento Europeu; ·         2006 - 2012 - Membro do júri do exame de acesso à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (responsável pela disciplina de Fiscalidade); ·         1994-1996 – Redactor em grande parte dos capítulos do Relatório da Comissão para o Desenvolvimento da Reforma Fiscal (2006) – Relatório-Base para a reforma fiscal; ·         De 1988 a 2006 - Jurista Assessor da Direcção Geral dos Impostos; ·         1986–1996 - Formador do Centro de Formação da Direcção Geral de Impostos.   ALGUNS LIVROS PUBLICADOS: ·         “Impostos – Teoria Geral”, Almedina, 2016 (5 edições e 2 reimpressões); ·         “Guia dos Impostos em Portugal”, coordenador e co-autor, ed. Quid Juris, desde 1990 a 2017 (28 edições), manual de mais de 700 pgs. sobre toda a fiscalidade portuguesa; ·         “Manual de Formação em IRPC (Imposto sobre o rendimentos das pessoas colectivas)” e “Manual de Formação em IRPS (Imposto sobre o rendimentos das pessoas singulares)” de Moçambique.   ARTIGOS PUBLICADOS E COMUNICAÇÕES: Mais de quatro dezenas de artigos publicados em revistas fiscais e jornais económicos; e mais de três dezenas de comunicações em conferências.     Lisboa, 23 de Novembro de 2017
Ana Isabel Lopes, Ph.D., é professora assistente no Departamento de Contabilidade do ISCTE Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada na BRU/UNIDE,em Lisboa (Portugal). Tem experiência de ensino em programas de mestrado e doutoramento, formação executiva, pós-graduações e licenciaturas, em unidades curriculares relacionadas com contabilidade financeira e relato, controlo de gstão em multinacionais e consolidação de contas. Atualmente, Diretora do Mestrado em Contabilidade do ISCTE e Diretora Executiva da Pós-graduação em Contabilidade Financeira Avançada. Também é professora orientadora de várias dissertações de mestrado, e participa ativamente em congressos internacionais. Os seus interesses de investigação incluem contabilidade e relato financeiro internacional, relato integrado, concentração de empresas e consolidação de contas, e corporate governance. Ana Isabel tem também publicado artigos em prestigiadas revistas internacionais, como por exemplo, 'Australian Journal of Management', 'European Business Review', 'Accounting Education', 'Spanish Journal of Finance and Accounting', 'Journal of Economics and Business', and 'Meditari Accountancy Research.
Ph.D in Management and assistant Professor at ISCTE-IUL. Executive director in the Executive Masters' program in Management Control and Performance of INDEG-ISCTE. She was director of Master Program in Accounting at ISCTE-IUL Business School from 01/10/2012 to 31/01/2017. Sub director of the accounting department since january 2012. Coordinator of management control course and professor of management control and financial accounting courses. She teaches and coaches corporate executives on the areas of management control since 1997 in INDEG-ISCTE. Has already co-authored several books covering management control and accounting subjects such as "Analysing financial performance", "Results decentralization and accountability", "IFRS - financial statements: cases for executives" and "Financial accounting fundamentals: theory and practise". Ana Simões publishes in reference scientific publications. Doutora em Gestão pelo ISCTE-IUL. Professora Auxiliar no ISCTE-IUL. É Diretora Executiva do Mestrado Executivo em Controlo de Gestão e Performance do INDEG-ISCTE. Foi diretora do Mestrado em Contabilidade da Escola de Gestão do ISCTE-IUL entre 01/10/2012 e 31/01/2017. É sub diretora do departamento de contabilidade desde janeiro de 2012. Coordenadora da unidade curricular de Controlo de Gestão e docente das disciplinas de Controlo de Gestão e de Contabilidade Financeira. Leciona, desde 1997, formação para executivos no INDEG-ISCTE Executive Education. É co-autora de diversos livros nas áreas do controlo de gestão e da contabilidade, destacando-se os seguintes títulos: "Analisar a Performance Financeira", "Descentralizar e Responsabilizar por Resultados", "IFRS Demonstrações Financeiras: casos para executivos" e "Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos". É autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de referência.
Assistant professor at ISCTE-IUL since September 2012 in the financial accounting field. I got a PhD in Management with specialization on accounting in September of 2012. I am Professor of courses of financial accounting in undergraduate and master programs. My research fields interest are in earnings quality, auditing quality and value relevance.
Helena holds a PhD in Accounting and Finance from Lancaster University, UK. She is Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School in Lisbon. She has previously worked at Cass Business School, an she was a visiting scholar at Sydney University and University of Miami, USA. Her research interests are: international accounting, voluntary disclosure, and financial reporting and capital markets. Helena participates actively in international organizations. She is a member of the management committee of the European Accounting Association, and a member of the academic research network of EFRAG - European Financial Reporting Advisory Group. She coordinates several international research projects and she publishes academic articles in top journals such as European Accounting Review; Journal of Business Finance and Accounting; International Journal of Accounting; and Journal of Business Ethics. She sits in the editorial board of the European Accounting Review, Accounting in Europe, and the International Journal of Accounting. She has own several prestigious awards namely best European PhD thesis in Management, best paper awards in international conferences, and she has been award a Fulbright Research Scholar by the US Government.
Ilídio Tomás Lopes Nasceu a 18 de janeiro de 1966, no concelho de Abrantes. É atualmente professor do "Iscte Instituto Universitário de LIsboa" e membro associado a "Bru_iscte Business Research Unit" da mesma instituição. É também docente do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial do "Iscte_Executive Education". Docente da Pós Graduação em Economia e Regulação de Instituições Financeiras do Ipps_iscte. É atualmente Diretor do "Audax_iscte" e membro do Órgão de Fiscalização do Banco BIC Português, S.A. (EuroBic). Doutor em Gestão de Empresas, Especialidade em Contabilidade (Universidade de Coimbra, 2009), Mestre em Estatística e Gestão de Informação (ISEGI, Universidade Nova de Lisboa, 2001) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISEG, Universidade de Lisboa, 1990). Docente do ensino superior desde 1994, foi docente da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém (1997 a 2013), tendo exercido nos últimos anos o cargo de diretor da referida instituição. Foi ainda docente em regime de colaboração da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2006 a 2011). Atualmente responsável por diversas unidades curriculares entre as quais: Auditoria; Auditoria Financeira; Avaliação da Performance Financeira; Contabilidade Financeira II; Contabilidade Bancária. Desempenhou ainda cargos de gestão em diversas empresas multinacionais. Autor de várias publicações científicas, membro de diversos comités científicos nacionais e internacionais e revisor de artigos para revistas científicas nas áreas da Gestão e da Contabilidade. Autor dos livros "Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial" (Edições Almedina, 2019), "Auditoria Financeira: Do controlo Interno ao Controlo Externo Independente" (Edições Almedina, 2019), "Contabilidade Financeira: Preparação das Demonstrações Financeiras, sua Divulgação e Análise" (Escolar Editora, 2013, 2017), "A Gestão do Capital Intelectual e dos Intangíveis na Era do Conhecimento" (Escolar Editora, 2013) e "Contabilidade Financeira: Exercícios Resolvidos e Propostos" (Almedina Editores, 2017, 2019). Co-autor do livro "Das Sociedades: Aspetos Contabilísticos e Fiscais" (Escolar Editora, 2016), entre outros. Tem publicado em diversas revistas internacionais, entre as quais: Measuring Business Excellence; International Journal of Business Excellence; Contaduría y Administración; International Journal of Disclosure and Governance; International Journal of Business Performance Management; Business: Theory and Practice. As suas principais áreas de interesse são: 1. Contabilidade Financeira; 2. Governo das Sociedades; 3. Auditoria e Controlo Interno; 4. Gestão Financeira e Performance; 5. Avaliação do Risco e Compliance.
Inna Paiva (PhD) is Assistant Professor in the Instituto Univeritário de Lisboa (ISCTE-IUL).  She has experience in teaching in master’s programmes and programmes for executive education, and engages with courses related to financial accounting, business reporting and public accounting.  She also supervises master’s students’ dissertations and has made various presentations in in international scientific conferences and authored papers and book chapters. For several years, she was the director of the Master’s in Accounting and Taxation and the Bachelor’s Degree Course Accounting, Taxation and Auditing in the Universidade Lusófona. Her research interests lie in the implementation of International Financial Reporting Standards, accounting quality and family firms. She has published her research in book chapters and in journals such as the Spanish Journal of Finance and Accounting, the Review of Accounting and Finance, and Corporate Ownership and Control. She has also published a text book: Contabilidade Pública - As Novas Demonstrações para Relato em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas/ Public Accounting - The New Report Statements in the Accounting Normalization System for Public Administration  and she is the author of practical case studies in the text book Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos/ Foundations of Financial Accounting: theory and case studies.
Isabel Lourenço é professora associada (com agregação) no ISCTE.  Fez a sua formação académica no ISCTE. É licenciada em Gestão em 1992, mestre em Ciências Empresariais em 1996, e doutora em Gestão, com especialização em Contabilidade, em 2002. Tem experiência de mais de 25 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em diversos programas académicos do ISCTE, incluindo as Licenciaturas de Gestão e de Contabilidade e Finanças, os Mestrados de Contabilidade, de Gestão, de Finanças e de Gestão internacional e os Programas de Doutoramento de Contabilidade e de Gestão. Tem também experiência de mais de 20 anos de lecionação de temas de contabilidade financeira em programas de Formação para Executivos no INDEG – ISCTE Executive Education (INDEG). Participou ativamente na criação de diversos programas académicos e para executivos no ISCTE e no INDEG. Foi diretora de vários programas académicos do ISCTE, incluindo o Mestrado de Contabilidade e o Programa de Doutoramento em Contabilidade, sendo atualmente diretora da Especialização em Contabilidade do Programa de Doutoramento em Gestão. Tem sido também diretora de diversos programas para executivos do INDEG, sendo atualmente diretora do Executive Master de Corporate Reporting, do Executive Master de Contabilidade e Fiscalidade e da Pós-Graduação em Contabilidade Financeira Avançada. Tem também participado ativamente em órgãos de gestão académica no ISCTE. Foi  Sub-diretora da Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte) e Coordenadora do Financial and Management Accounting Research Group da BRU_iscte. É atualmente Membro da Comissão Científica do Departamento de Contabilidade, Membro do Plenário da Escola de Gestão, Membro da Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Gestão e Coordenadora dos Seminários de Investigação da BRU_iscte. É professora visitante da Universidade de São Paulo, onde leciona regularmente nos programas de mestrado e doutoramento em contabilidade. Tem também lecionado e realizado palestras em outras universidades no Brasil, incluindo a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal do Pernambuco e a Fundação Getúlio Vargas. Tem ainda realizado palestras em universidades de outros países incluindo a University of Glasgow, a Coventry University e a University of Lille. É autora de mais de 10 livros didáticos de contabilidade editados em Portugal, dos quais se destacam os seguintes: “Aplicação das Normas do IASB em Portugal”, “IFRS Demonstrações Financeiras: um guia para executivos”, “IFRS Demonstrações Financeiras: casos para executivos”, “Fundamentos de Contabilidade Financeira: teoria e casos” e “Contabilidade Financeira: o essencial”. É também autora de capítulos de livros editados internacionalmente, dos quais se destaca o “IFRS Adoption in Brazil” (incluído no livro The Routledge Companion to Accounting in Emerging Economies), e coordenadora do livro editado internacionalmente intitulado “Standardization of Financial Reporting and Accounting in Latin American Countries”. É investigadora da Business Research Unit do ISCTE (BRU_iscte). Apresenta regularmente os resultados da sua investigação nas mais prestigiadas conferências científicas de contabilidade, incluindo o congresso anual da European Accounting Association os congressos da American Accounting Association. É autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de referência a nível internacional, nomeadamente, a European Accounting Review, o Accounting in Europe, o Australian Accounting Review, a Review of Quantitative Finance and Accounting, o International Journal of Managerial and Financial Accounting, o Corporate Governance: the International Journal of Business in Society, e o Journal of Business Ethics. Tem experiência significativa na coordenação de projetos de investigação. Foi orientadora de 7 teses de doutoramento e de 38 dissertações de mestrado. Tem atualmente em curso um projeto de investigação integrado no “Informing the IASB Standard Setting Process IAAER – KPMG Reseach Oportunities” e financiado pela International Association for Accounting Education and Research (IAAER). Este projeto, intitulado “Elimination of Accounting Choices and the Comparability of Financial Statements: the adoption of IFRS 11 – Joint Arrangements”, tem por objetivo analisar o impacto que a decisão do IASB de eliminar o método de consolidação proporcional teve na comparabilidade da informação contabilística. Tem ligações com a comunidade académica europeia e americana. Foi membro do Comité Científico do Congresso Anual da European Accounting Association e é atualmente membro do Comité Científico da European Accounting Review, uma das mais prestigiadas revistas científicas de contabilidade. Foi revisora dos artigos submetidos à Conferência Anual da American Accounting Association e é atualmente coordenadora da área de Contabilidade Financeira da Conferência Internacional de Contabilidade da USP, a mais prestigiada conferência de contabilidade do Brasil. Tem colaborado ativamente em instituições que regulam a contabilidade em Portugal e na Europa. É Membro do Conselho Geral, da Comissão Executiva e do Comité de Normalização Contabilística Empresarial da Comissão de Normalização Contabilística, nomeada na qualidade de Personalidade de reconhecido mérito. É também membro do European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) Academic Network. Tem ainda colaborado ativamente em Instituições que regulam a profissão ligada à contabilidade em Portugal. É Coordenadora de um dos módulos de Contabilidade Financeira do Curso de Preparação para as Provas de Admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e é Membro do Júri das Provas de Admissão à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. É também Membro da Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Contabilistas Certificados. Tem participado também como formadora em ações de formação promovidas por Organismos Reguladores e Associações de Profissionais em Portugal, nomeadamente a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados, o Tribunal de Contas, a Associação Portuguesa dos Técnicos de Contas e a Associação Portuguesa de Empresas de Contabilidade.
Jonas Oliveira holds a PhD in Accounting from the School of Economics and Management, University of Minho, Portugal. He is an Assistant Professor of Accounting at ISCTE-IUL Business School, Lisbon. He has previously worked at the University of Aveiro as Adjunct Professor of Accounting. His research interests are corporate risk reporting, enterprise risk management, corporate governance mechanisms, impression management strategies used in corporate reporting, sustainability and integrated reporting. He publishes academic articles regularly in some internationally well-recognized journals such as the Managerial Auditing Journal, Meditari Accountancy Research, Australian Accounting Review, Corporate Communications: an International Journal, European Business Review, and Journal of Risk. 
Nota Biográfica I. (Dados pessoais) José Manuel Vieira Conde Rodrigues nasceu a 10.09.1964, em Lisboa II (Funções atuais) 1. Consultor na RA & Associados, Sociedade de Advogados, RL 2. Árbitro na lista do CAAD (Centro de Arbitragem Administrativa), nomeado pelo Tribunal da Relação de Lisboa e ainda árbitro em arbitragens Ad hoc. 3. Membro do GRESI (Grupo de Reflexão Estratégica em Segurança Interna) da Universidade Nova de Lisboa. 4. Presidente do Conselho Diretivo do Conselho Português do Movimento Europeu III. (Funções anteriormente desempenhadas) Professor Auxiliar Convidado ISCTE Business School 3. Professor Adjunto na Escola Superior de Comunicação Social de lisboa  Entre Março de 2005 e Junho de 2011, desempenho das funções de Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e de Secretário de Estado Adjunto e da Justiça nos XVIII e XVII Governos Constitucionais, respetivamente. 2. Ingresso na Magistratura em dezembro de 2002 e nomeação como Juiz de Direito (Tribunais Administrativos e Fiscais) em junho de 2003 (com licença de longa duração desde Julho de 2011). 3. Em Abril de 2002, regresso ao grupo empresarial do qual fazia parte (Companhia Europeia de Seguros), tendo sido Diretor Coordenador, com responsabilidades nas áreas da organização, serviços gerais e meios logísticos. 4. Entre Julho de 2001 e Abril de 2002 desempenho das funções de Secretário de Estado da Cultura do XIV Governo Constitucional. 5. Em Junho de 2000 nomeação pelo Conselho de Ministros como Gestor do Programa Operacional da Cultura (Fundos do QCA III). 6. Em Dezembro de 1993, eleição como Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, tendo sido reeleito em 1997. 7. Em Outubro de 1988 início da sua carreira profissional no sector financeiro, na Companhia Europeia de Seguros (Grupo Winterthur Assurances), onde exerceu funções na área dos seguros de empresas (incluindo área de transportes e seguros marítimos), resseguro, estudos técnicos e negócios internacionais. 8. Membro do Conselho Consultivo do Mestrado Forense da Faculdade de Direito da Universidade Católica (Escola de Lisboa) nos anos lectivos 2007/2010. 9.Vogal do Conselho Superior do Ministério Público entre 2011 e 2016. IV. (Atividade docente anterior) 1. Docente na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, entre 1986 e 1993. 2. Docente na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, entre 2002 e 2003. 3. Docente de Cidadania Política nos Cursos da Fundação Mário Soares, entre 2002 e 2004. 4. Orador convidado sobre Liberalismo Político Contemporâneo no Curso de Pós - Graduação em Jornalismo Político do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, entre 2007 e 2010. 5. Docente de «Sociologia Política e Opinião Pública», na Licenciatura em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, em 2012. V. (Formação académica e profissional) 1. Atualmente Doutorando em Direito (área do Direito Fiscal) na Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa). 2. Frequência de programas de formação nos EUA em 1998 e 1999, respetivamente, na Universidade de Maryland at College Park e no German Marshall Fund of United States. 3. Pós-Graduação em Teoria Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em 1997. 4. Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em 1990. 5. Pós-Graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1989. 6. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, em 1987. 7. Curso intensivo de árbitros do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em 2014. 8. Sócio da Associação Portuguesa de Arbitragem, 2015. VI. (principais obras publicadas) 1. «A Letra em Branco», Lisboa, AAFDL, 1989. 2. «A Responsabilidade Civil do Produtor por Produtos Defeituosos», Lisboa, AAFDL, 1990. 3. «À Margem do Efémero», Cartaxo, Mirante, 1996. 4. «O Novo Ciclo. A política do Futuro», Lisboa, Editorial Notícias, 2000 (em co-autoria). 5. «Dez Milhões de Razões», Lisboa, Editorial Notícias, 2001 (em co-autoria). 6. «A Política sem Dogma», Lisboa, Occidentalis, 2006. 7. «À Esquerda de Crise», Lisboa, Vega, 2013 (em co-autoria). 8. «Segurança Horizonte 2025 - Um Conceito Estratégico de Segurança Interna», Lisboa, Colibri, 2015 (em co-autoria).
José Miguel Rodrigues is a statutory auditor and partner in Azevedo Rodrigues, Batalha, Costa e Associados, SROC. Activities developed include statutory audit activities in over 50 companies, due diligences and company evaluation. He is also a consultant of Prótotipo, Sistemas de Informação, S.A. where he is responsible for the design team of DEFIR and has been project manager in several ERP implementation projects. Consultant of CBR - Consultoria e Investimentos for projects in the tax and management control systems areas. He teaches in several training actions of OROC (Ordem dos Revisores Oficiais de Contas) where he is a jury member of the Order's Admission Exam (Financial Accounting I). Lectures Portuguese Taxation in ISCTE-IUL and several other subjects such as financial and managerial accounting in other universities, companies and other entities in Portugal, Angola and Cape Verde. Author of the compilation "Sistema de Normalização Contabiística" and co-author of "As novas demonstrações financeiras - de acordo com as normas internacionais de contabilidade".
Professor Associado Convidado no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, com funções de coordenação e docência em matérias de Controlo de Gestão, de Finanças e de Contabilidade. Revisor Oficial de Contas e sócio da "ABC - Azevedo Rodrigues, Batalha, Costa & Associado, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas" e membro do Conselho Fiscal de várias instituições públicas e privadas. Bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Conta e Presidente do Conselho Directivo (CD). Foi vogal do CD desde 2000, Presidente da Comissão de Inscrição e do Júri de Exame para revisor oficial de contas. Foi diretor de Mestrado Executivo e de programas de especialização na área de Controlo e de Gestão e Performance, onde lecciona. Tem vindo a apoiar a concepção e implementação de modelos de controlo de gestão e performance em empresas e grupos económicos nacionais e internacionais. Integrou o grupo de trabalho para apoio à definição de modelos de "full cost" para as Universidades Portuguesas. Foi autor dos Planos de Contas para os Fundos de Investimento Mobiliário e Imobiliários, por contratação da CMVM. Autor e co-autor de diversas obras nas áreas da gestão, finanças e contabilidade, todas com várias edições publicadas e significativamente referenciadas no mundo académico e empresarial.
  Licenciada em Direito (2010) pela UCP, e em Organização e Gestão de Empresas (1992) – pelo ISCTE. Inscrita no 3º Ciclo de Estudos (Gestão, especialidade em contabilidade). Realizou com aproveitamento os exames e estágio de admissão a ROC. É Contabilista Certificada e detentora do Certifica de Aptidão Profissional (CAP). Começou a sua atividade profissional em auditoria, mas especializou-se em consultoria fiscal, a qual exerce há mais de 27 anos. É atualmente responsável pela coordenação de todos os trabalhos de Due Diligence Fiscal, na divisão de Corporate Finance – Transaction Services numa Big4 e pela área de formação a clientes. Em termos de atividades académicas é docente do ISCTE, na cadeira de Fiscalidade, desde 2011. Tem também ministrado módulos na área da fiscalidade em pós-graduações e mestrados, coordenados pelo ISCTE-INDEG, Instituto de Direito do Trabalho, Nova-SBE, Universidade da Madeira e pela Universidade Católica de Lisboa. É órgão social, a título de voluntariado, em associações de cariz social, tais como a CAIS, a Câmara de Comércio Portugal Moçambique e a PWN Lisbon.  "Família Amiga" de crianças institucionalizadas.
My education, a PhD in Management with specialization in Accounting, which topped a Master Business Organization and Management university advanced degree at ISCTE, the professional certification of Public Accountant and a post-graduation as an International Teacher from ISBM Consortium of International Business Schools, combined with my extensive international work experience and continuous professional training, have given me a strong background in many facets of management and teaching. Throughout my career, I have met the challenge of both team and individual projects, which have developed my interpersonal and self-sufficiency skills. Such strengths and skills have proved invaluable to me in adapting, facing and conquering great challenges such as those I faced working in different continents with different peoples, cultures and languages. I started my career as an auditor in 1983 at Deloitte Haskins & Sells, followed in 1985 by a principal finance inspector position at the Finance Ministry in Lisbon. Management training of executives and consulting activities started at ISCTE-IUL and CIFAG, SA in 1989 having joined Marconi, SA as an Audit Manager for foreign associated companies in 1992. In 1997, and during about ten years in Geneva, I worked for two specialized agencies of the United Nations: in the ITU, as the Head of the Internal Audit reporting directly to the Secretary-General; in the WMO, as Chief, Internal Audit and Investigation Service, reporting directly to the Secretary-General. From these experiences and opportunities, and from extensive international training and work experience, primarily in English, French, Portuguese and Italian, I have gained exposure to a variety of methodologies, mentalities, cultures and problem solving techniques, which have enabled me to quickly adapt and react to change. At present, as an Assistant Professor at ISCTE-IUL, Lisbon, Department of Accounting, I am responsible for designing, lecturing and evaluating undergraduate and master degrees students in Governance of International Organizations, Financial Accounting and Reporting and Fraud Analytics courses taught in English namely for the Erasmus programme students both at undergraduate and master levels and carry my academic research activities in areas such as international organizations, financial accounting, corporate governance, auditing and oversight and transaction cost economics.
Maria João Major (publication name, Maria Major) is Full Professor of Management Accounting and Control at ISCTE-IUL (Lisbon, Portugal). She holds a PhD from the University of Manchester, UK and a Post-doc from the Manchester Business School, UK. Maria João was visiting researcher fellow at Alliance Manchester Business School, UK in 2016 and at Griffith University, Australia in 2001. She has published in academic journals such as ‘Management Accounting Research’, ‘European Accounting Review’, ‘Accounting, Auditing and Accountability Journal’, ‘Accounting, Organizations and Society’, ‘Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management’ and ‘Total Quality Management and Business Excellence’, among others. Maria João is also the author or co-author of several books and international book chapters. She is on the editorial board of ‘Qualitative Research on Accounting and Management’, ‘Journal of Accounting and Organizational Change’, ‘Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management’ and earlier on the editorial board of the ‘European Accounting Review’. She is additionally active in refereeing articles for a number of leading accounting journals. Maria João has served as member of scientific committees in several international accounting conferences. She was the convenor of ‘Manufacturing Accounting Research (EIASM) 2016’ and of the ‘European Network for Research on Organizational and Accounting Change (ENROAC) 2011’ conferences. Aditionally, Maria João has received teaching awards as best professor. Prior to joining ISCTE-IUL she was Associate Professor at Nova School of Business and Economics where she taught in the PhD, Master, Bachelor and Executive Education programmes.    
Maria Manuela Martins is Assistant Professor at Accounting Department of ISCTE Business School - University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). She obtained a Master Degree in Business Administration specialization in Information Systems Management and a PhD in Management, specialization in Accounting (University Institute of Lisbon - ISCTE-IUL). She is a research in the fields of Knowledge Management, Intellectual capital and Financial Accounting.
- Licenciatura em 1996 em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE-IUL. - Mestrado em 2006 em Contabilidade no ISCTE-IUL. - Doutoramento em 2015 em Contabilidade no ISCTE-IUL. - Docente do ISCTE-IUL desde 2010, em diversas licenciaturas, nas áreas de Contabilidade Financeira e Fiscalidade. - Docente no INDEG-ISCTE em diversos programas executivos. - Revisor Oficial de Contas. - Administrador de uma Sociedade de Revisores Oficiais de Contas. - Contabilista Certificado. - Consultor na área contabilística e fiscal.
Doutorado em Contabilidade e MBA em Gestão, pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Finanças, pelo CEMAF-ISCTE e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela UML. É coordenador das Unidades Curriculares de Fiscalidade, Fiscalidade Empresarial, Gestão Fiscal das Empresas, Princípios e Procedimentos de Contencioso Tributário e de Tributação de não Residentes. É Diretor do Mestrado em Gestão do ISCTE-IUL e Diretor da Pós-Graduação em Gestão Fiscal do INDEG-ISCTE.
Master in Business Sciences, Degree in Management by ISCTE and Bachelor of Accounting at ISCAC Coimbra. Guest lecturer at the ISCTE, where he teaches in Undergraduate, Masters and Executives Masters and has coordinated various courses. Executive Director of the Executive Master in Corporate Reporting of INDEG/ISCTE. Received a teaching award (2014). Was member of the Pedagogical Committee (1st cycle degree) and year coordinator in 1st cycle degree. Was CEO of Overgest/ISCTE, Director of Executive Masters, Postgraduate Programs, Specialization Courses and Programs for Executives, Partner of Paradigm Consulting, SA, Consultant at SE.MAR.TE Consulting, Consulting Supervisor at BDO International and Deputy Director Financial MAP-Plastics (current Map-Key Plastics, SA). He was member of the Students' Union Board and a member of Scientific Council (representing the students) of ISCA Coimbra. He is co-author of books in the accounting field, articles and communications to scientific conferences.
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