Docentes

  Ana Lúcia Sá, Doutora em Sociologia, é Professora Auxiliar no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas e investigadora no centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL. É a diretora do Mestrado em Estudos Africanos do ISCTE-IUL. É Book Review Editor na African Studies Review (https://www.cambridge.org/core/journals/african-studies-review). A sua investigação centra-se nas relações sociedade-Estado em regimes autoritários em África, na resiliência do autoritarismo e em movimentos sociais.  
João Sebastião é graduado em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1988), Mestre em Sociologia Urbana e Rural (1995) e doutorado em Sociologia (2007). Tem como principais áreas de investigação a educação, as políticas educativas e a marginalidade juvenil. Durante o período de 1989 e 2011, lecionou sociologia na Escola Superior de Educação de Santarém, principalmente na graduação e pós-graduação em formação de professores e em Educação Social. Atualmente é professor do Instituto Universitário de Lisboa.É diretor do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) de que é investigador desde 1988. Autor e co-autor de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros nacionais e internacionais. Algumas de suas publicações mais recentes incluem capítulos de livros e artigos de revistas sobre desigualdades sociais em educação e violência escolar. Membro do Conselho Editorial das revistas Interacções (Portugal) e Meta: Avaliação (Brasil).
Pedro Seabra é Investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) e Professor Auxiliar Convidado do ISCTE-IUL. É doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS, ULisboa) e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Anteriormente foi Nuclear Security Fellow da Escola de Relações Internacionais-Fundação Getúlio Vargas (FGV), SUSI Fellow do Departamento de Estado dos EUA, e Leibniz-DAAD Research Fellow do German Institute for Global and Area Studies (GIGA). Entre 2013 e 2016, foi Investigador Visitante do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB), do Centre for Governance Innovation da Universidade de Pretória (GovInn-UP) e do ICS, ULisboa. Trabalhou igualmente como Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS). Os seus interesses de investigação concentram-se na área de Relações Internacionais, Segurança Internacional, dinâmicas regionais do Atlântico Sul e security capacity-building em África.
Voltar ao topo