Licenciatura (ISCTE) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa). É Professora Catedrática no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados.
É diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros.
Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte.
É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia.
É atualmente diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS.
Publicações recentes
Brandão, S., & Ramos, M. (2023). Teleworking in the context of the Covid-19 pandemic: advantages, disadvantages and influencing factors - the workers’ perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1) https://doi.org/10.3390/ijerph20032026
Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3). https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923
Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018
Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945
Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4
Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051
Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435
Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3). https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584