Docentes

  Alexandra Ferreira-Valente is interested in the positive orientation of health psychology, pain assessment and management, effects and mechanisms of psychological pain interventions and cross-cultural mixed-method research. She is particularly focused on understanding how the association between the meaning attributed to pain, beliefs and coping responses and psychological and physical adjustment do chronic pain are mediated and moderated by culture in people with chronic pain from different countries and cultural backgrounds. She is also dedicated to the study of the mechanisms explaining the effects of self-management strategies and psychological and spiritual interventions on the adjustment to life in healthy and not healthy people. In her research work, she combines cognitive-behavioral and existentialistic approaches with the overarching and long-term aim of helping people better manage different stressors, including the COVID-19 pandemic, chronic pain, and their effects on people’s lives.
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Cecília Aguiar é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Entre 2019 e 2022, coordenou o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education. Atualmente, coordena o projeto Erasmus+ KidLe: Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments.
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.   Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).  Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.    Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.      Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.    
César Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se na psicologia e neurociência da música, comunicação vocal e emoções (MUVE Lab). Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em pessoas saudáveis de todas as idades, em grupos especializados (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas). Publicou mais de 50 artigos em revistas com revisão de pares, incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences, Nature Reviews Neuroscience, e Annual Review of Psychology. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, ou Nature Human Behavior, e  projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation, Swiss National Science Foundation, e Dutch Research Council.  Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No Iscte, tem ensinado unidades curriculares de psicologia cognitiva e neurociências. É também diretor do Mestrado em Ciências das Emoções.   
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise das relações interpessoais, nomeadamente no que toca a compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019) e presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia, e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. É membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e é-o atualmente para o Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal. Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. 
Joana Baptista is a developmental psychologist and an assistant professor at Iscte-University Institute of Lisbon, in Portugal. She is the coordinator of the CED (Community, Education, and Development) research group at CIS-Iscte. Her work focuses on the effects of early experiences, most notably out-of-home and deprived parental care, on young children's cognitive, emotional, and behavioral functioning. Joana Baptista also researches how the caregiver-child quality of interaction influences child executive functioning (EF) in typically developing young children and children at risk of developmental delays (e.g., children born preterm). She has published numerous articles and book chapters and has extensive experience in coordinating and collaborating on research projects, designing and implementing longitudinal studies, and assessing children and families. Among others, she is the PI of the following ongoing research projects: "All4Children - The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF) to promote high-quality child welfare practices in Portugal" (2022.03592.PTDC); and "BabyExecutive - Parenting and the Emergence of Executive Function in the First Year" (UI/BD/152571/2022, 2023.02077.BD). She is a national delegate COST action Euro-CAN - Multi-Response Sectorals to Child Abuse and Neglect in Europe: Incidence and Trends (CA19106). She collaborates with various child protection agencies, providing oversight to caseworkers, and with the Ministry of Justice, regularly participating in the training of family judges and prosecutors on topics such as child development, attachment, and formal care.
Lígia Amâncio estudou Psicologia e Ciências da Educação na Universidade de Paris VIII e ingressou no ISCTE no ano letivo 1978-79 onde se doutorou em Sociologia em 1989, prestou provas de agregação em 1999 e se tornou professora catedrática de psicologia social em 2002. A sua carreira de investigação marcou o início dos estudos de género em Portugal, tendo-se centrado no estudo dos processos de construção social do masculino e do feminino e das suas implicações para a discriminação baseada no género, com particular destaque para a integração das mulheres em profissões de visibilidade pública e qualificadas, como a política, a ciência e a medicina. Orientou / cor-orientou(2) 9 teses de doutoramento, no ISCTE e em várias outras instituições nacionais, e dois pós doutoramentos. Foi visiting professor e coordenou seminários em programas doutorais das Universidades Brandeis (EUA), Helsínquia (FN), Genebra (SW), Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (FR) e Bahia (BR). Dos vários projectos financiados em concursos competitivos que coordenou, destaca-se o projecto europeu SAGE (2016-2019) que deu origem ao livro, publicado em 2020, pela editora Taylor and Francis, The Gender-Sensitive University A Contradiction in Terms? (acesso gratuito). Exerceu funções de gestão no ISCTE como directora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) de 1989 a 1993 e do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) de 2012 a 2016, Vice-Presidente do Conselho Científico de 2002 a 2004, coordenadora da Secção Autónoma e, mais tarde, Presidente do Departamento de Psicologia Social e das Organizações. Na administração pública foi Presidente da Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres de 1996 a 1998, delegada nacional no comité de gestão do programa de apoio às ciências sociais da Comissão Europeia de 1999 a 2004, membro do Conselho Consultivo Europeu para a Investigação (EURAB) (2001-2004), Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012), membro do Conselho de Ética para as Ciências da Vida (2009-2014) e membro do Conselho de Curadores da A3ES (2016-2020). Está aposentada desde 2018 e em 2019 recebeu o título de professora emérita do ISCTE-IUL. Nesse mesmo ano foi lançado o livro de homenagem, (acesso livre), Lígia Amâncio: o género como acção sobre o mundo, organizado por João Manuel de Oliveira e Conceição Nogueira. Foi eleita para a Direcção da Plataforma Europeia de Mulheres Cientistas (EPWS) em Julho de 2021, onde representa a AMONET, Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas de que foi co-fundadora em 2004. Em 2023 recebeu um prémio d carreira do Alumni Clube do ISCTE.  
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
MARGARIDA VAZ GARRIDO (Doutorada em Psicologia, 2007), é Professora Associada com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde trabalha desde 1998. A sua investigação examina a cognição humana a partir de uma perspetiva socialmente situada. Tem aplicado esta abordagem principalmente ao estudo da memória colaborativa e falsas memórias, e ao processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as aplicações da sua investigação ao estudo de populações vulneráveis e clínicas (e.g., processamento cognitivo na parentalidade abusiva, processos de memória no TEA e envelhecimento, interoceção na dor crónica) e à psicologia do consumidor e comportamento alimentar (e.g., inter-modalidade na perceção gustativa). Esteve envolvida em 39 projetos de investigação financiados (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação ‘la Caixa’) e obteve bolsas individuais (Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; e duas bolsas Marie Curie) que lhe permitiram trabalhar durante o seu doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Barbara e na Universidade de Utrecht (2010/2014). A sua investigação foi publicada em livros, capítulos de livros e em mais de 100 revistas científicas (e.g., Journal of Experimental Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Cognition and Emotion, Cognitive Science, Behavior Research Methods; Psychonomic Bulletin and Review; Journal of Memory and Language). O seu trabalho, e o da sua equipa, tem sido reconhecido pela comunidade científica com várias distinções e prémios. Lecionou 26 cursos de psicologia e métodos de investigação e supervisionou o trabalho de mais de 50 mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Desempenhou cargos de gestão académica e científica como Diretora do Departamento de Psicologia, do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações e do Programa Doutoral em Psicologia. Foi também Vice-Diretora do Centro de Investigação Cis-Iscte. Integra conselhos editoriais de várias revistas e painéis de avaliação científica e foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia.
Nascida em Ovar em 1959, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa. Desde 1982 desenvolve a sua carreira académica no Iscte, onde é Professora Catedrática de Psicologia Social e Co-cordenadora do SocioDigitalLab for Public Policy (laboratório Associado). Desenvolve uma ampla atividade no ensino e na orientação científica.  A sua atividade de investigação incide sobre a aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente, e encontra-se refletida em numerosas publicações científicas. É autora do livro “Nós e os outros: O poder dos laços sociais” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. É Honorary Professor na Universidade de Bath e membro da Academia das Ciências de Lisboa.
Marília Prada completed her PhD in Social Psychology at ISCTE-IUL in 2010. Since then she has been teaching diverse courses to undergraduate and masters’ students with an emphasis on research methods and academic skills. She has published national and international scientific and pedagogic papers and has also co-edited a handbook on academic skills. Between 2015-2018, she was a postdoctoral fellow on a project funded by the European Commission (“Examining the Boundaries of Embodiment” coordinated by Margarida Vaz Garrido). Currently, she coordinates an FCT project - Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption - hosted by the Center for Research and Social Intervention (CIS-IUL). Her research interests include: (a) the development and validation of instruments; (b) processing of affective information; (c) food perception and eating behavior.
Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações".  É atualmente Professora Associada com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition". Investigação: Foco no estudo de processos sócio-afetivos através de uma abordagem multimétodo, analisando respostas subjetivas, comportamentais e fisiológicas em interações sociais. Investiga o impacto de várias intervenções sociais e o uso de ferramentas (e.g., aplicações multimédia, jogos de tabuleiro, vídeos, campanhas, robôs sociais) que visam o bem-estar e comportamentos prosociais em contextos sociais, de saúde e educacionais. Os seus projetos envolvem tipicamente equipas multidisciplinares, predominantemente da ciência da computação. Mais recentemente, tem contribuído para a meta-ciência, com o objetivo de aprimorar práticas científicas, colaborando com equipas internacionais para garantir pesquisas mais robustas, transparentes e reprodutíveis. Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial Foundation, Erasmus+, Compete 2020). Publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas/ temáticas (e.g., Emotion, Psychophysiology, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Journal of Creative Behavior, Cortex, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) e multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour). Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas de projetos de investigação a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais que incluem a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Georgia), a Dutch Research Council (Países Baixos) e a Swiss National Science Foundation (Suiça).
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre processos de inclusão e exclusão étnica, racial e de género em contextos educativos. É Diretor do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o vice-coordenador académico no Iscte do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP4 no CIS-IUL, que envolve a consultoria a 15 agrupamentos de escolas. No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).  
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (ISCTE-IUL). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She is currently co-coordinator the multidisciplinary research group "Societal Health" of the SocioDigitalLab for Public Policies. She is the former Director of the Psychology Department, and was Vice-Dean of the School of Social Sciences and Humanities, Director of the Master in Social Psychology of Health, Vice-Director of the Centre for Social Research and Intervention (CIS-IUL) and Coordinator of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic-(chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patients pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among (older) adults with (chronic) pain. In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews, meta-analysis). Currently, her research interests have been moving from the investigation of psychosocial processes underlying health and illness, to the development of novel psychosocial interventions to promote chronic illness adaptation and/or health care professionals' gender awareness. She has coordinated 11 funded projects (6 contracts and 5 grants) and collaborated as a researcher or invited scientific/research fellow in several other national (n=3), and international projects (n=8 of which 3 EU funded). She has over 80 scientific publications (books, book chapters, articles), of which > 45 papers in high impact journals (e.g., PAIN, Health Psychology) and has been an invited speaker at important international scientific meetings (e.g., World and European Pain Conferences). Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016. She has provided scientific assessment services to national (e.g., Portuguese National Funding Agency, Portuguese Associations for the Study of Pain) and international organizations (e.g., ERA-NET, Dutch Cancer Society, European Pain Federation). She is regularly involved in outreach activities, e.g., healthcare professionals' training, development of health-related guidelines, consultancy services to national (pain units, pharmaceutical industry, patient associations) and international organizations (e.g., Childhood Cancer International). She is currently a member of IASP Early Career Presidential Task Force, of the Pain Psychology Working Group of the Portuguese Chapter of the European Federation of Pain (EFIC; since 2020) and has been the co-Chair of the Psychology Track of the 2nd EFIC Virtual Pain Education Summit (2021).
Docentes convidados
Ângela Romão is currently a student in the PhD Program in Psychology at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. She has a BA in Psychology and a Master’s in Social Psychology of Health at the same institution. The various research projects in which she had the opportunity to participate as a Research Fellow in CIS-IUL, provided her with a diversity of experiences in the field of research, allowing her to have contact with researchers from nationally and internationally, empowering their knowledge in multiple domains. Her PhD project aims to examine the social perceptions towards informal caregivers, with a special focus on analyzing whether the dehumanization of informal caregivers and justice perceptions are processes that can help to explain the social devaluation of this group.
A sua pesquisa conjuga interesses da psicologia social, ambiental e comunitária. Tem estudado como indivíduos e comunidades recebem e tornam concretas leis para a sustentabilidade, como as que regulam zonas protegidas e a conservação da biodiversidade. Interessa-se pelo envolvimento dos cidadãos em questões ambientais e pelas representações e identidades associadas a riscos sociais e ambientais.
Catarina Possidónio é Doutorada em Psicologia Social, pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Com o objetivo geral de construir conhecimento sobre como potenciar transições para dietas mais saudáveis, sustentáveis e éticas, com foco em dietas de base vegetal, o trabalho da Catarina tem-se focado no estudo dos factores psicológicos que afectam atitudes dos indivíduos em relação aos animais, o seu consumo, e face a produtos (vegetais) alternativos à carne, explorando o que poderá moldar a disposição e intenção do consumidor para efectuar essa transição. Atualmente, é também Editora Científica no jornal da Associação Portuguesa dos Psicólogos - PSICOLOGIA.
Doutorada em Psicologia (2020, Iscte-IUL) e Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (2010, Iscte-IUL). Sou atualmente investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/Iscte), onde integro o projeto "All4Children — O Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) para promover a qualidade das práticas em promoção e proteção em Portugal" (financiado pela FCT). Sou também docente no Mestrado de Psicologia Forense da Universidade Lusófona de Lisboa (desde 2020). Os meus interesses de investigação têm-se focado no mau-trato infantil, nomeadamente na negligência parental e nos mecanismos explicativos da privação emocional e cognitiva nas interações pais-filhos, em particular em contextos de pobreza. Tenho experiência profissional na intervenção com crianças, jovens e famílias no sistema de promoção e proteção.
Cristina Camilo é Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL, Gestora Executiva do Iscte_Saúde e Investigador Convidada no CIS-IUL. Doutorada em Psicologia, desenvolve investigação, na área do impacto das relações sociais na saúde e bem-estar, nomeadamente sobre os processos que medeiam esta associação. Estuda ainda os processos interpessoais de regulação das emoções negativas em situações de doença. É coordenadora do Global Diagnostic Study, desenvolvido em conjunto com a Childhood Cancer International (CCI) e cocoordenadora do programa desenvolvido em parceria com o SICAD no âmbito do programa “Eu e os Outros”.
Psicólogo e investigador em psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. É Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Lisboa (2015) e Doutor em Psicologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2023). A sua experiência de investigação inclui a colaboração em projetos relacionados com escolhas e preferências alimentares e a promoção de práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis (2018-2020). Atualmente, dedica-se ao estudo dos determinantes das escolhas e práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, com particular ênfase nos determinantes sensoriais e emocionais.
Elzbieta Malgorzata Bobrowicz Campos graduated in Psychology from University of Adam Mickiewicz, Poznan, Poland, in 2002 and completed a PhD degree in Psychology, Specialty in Psychological Assessment from the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra in 2015. In 2016, she received the title of Specialist in Clinical and Health Psychology, and the title of Advanced Specialist in Neuropsychology by Portuguese Psychologists Order.   Presently, she holds a position of Assistant Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention at the Iscte - University Institute of Lisbon (Iscte-IUL), integrating and coordinating the research group Health for All (H4A). She is also a Guest Lecturer in the Department of Social and Organizational Psychology at the School of Social and Human Sciences at Iscte-IUL.   Her research focuses on successful aging, digital transformation and equitable digital health, with the main objective of analyzing challenges that the digital transformation represents for the older adults through the mapping of individual and socially shared understandings meanings and values related to digital transition.   Currently, Elzbieta Bobrowicz-Campos coordinates two projects. The first one, entitled Time-To-Engage, aims to: (i) explore the individual and contextual factors that interfere with citizens' intention to use digital technologies in health at an advanced age; and (ii) understand how these factors are shaped by levels of digital skills and engagement, as well as by the availability, accessibility and affordability of digital equipment and connection. The project is funded within the scope of the Social Research Programme by the La Caixa Foundation in collaboration with the Portuguese Foundation for Sciences and Technology. She also coordinates, together with Filipa Ventura, the non-funded project Aequitas@DigiHeatlh: Co-design for equitable digital health, which aims to evaluate the adequacy of a theoretical model of equitable digital health from the perspective of users and managers of health services, as well as professionals of health. The project is developed in partnership with the Health Sciences Research Unit: Nursing of the Nursing School of Coimbra.   Since obtaining her PhD degree, Elzbieta has collaborated with the research group of Policies and Educational Organizations and Educational Dynamics at the Centre of Interdisciplinary Studies at the University of Coimbra, and with the research group Well-being, Health and Illness at the Health Sciences Research Unit - Nursing at the Higher Nursing School of Coimbra. She is also a part of the Portuguese team of the Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación ALFAMED - Competencias Mediáticas de la Ciudadanía. Within the scope of these collaborations, she was involved in several national and international projects that aim to empower older adults for autonomy and self-care through evidence-based interventions, promoting gains in health and improving physical and cognitive functioning and quality of life. The international projects included: (i) a European project - Frailty management Optimisation though EIP AHA Commitments and Utilisation of Stakeholders Input (FOCUS), co-financed by the CHAFEA, under the power delegated by the European Commission, and (ii) Spanish and Portuguese project - Pilot project for the establishment of a predictive model as possible modulator of aging in health (ModulEn), so-financed by Fundacion General CSIC, Interreg España Portugal and CENIE. She was also involved in the project - Digital and media literacy competencies in Portugal (COMEDIG), co-financed by the Portuguese Foundation for Science and Technology, that aimed to assess the level of digital and media literacy competences in the school community, in order to identify training needs and, based on these, to develop digital educational resources and guidelines for training in this area.   In her professional career, initiated in 2006, she integrated several research projects in the areas of (i) Medical Sciences with an emphasis on Health Sciences, and (ii) Social Sciences with an emphasis on Psychology. Her professional experience is related, in the most part, to the definition and implementation of strategies that promote successful aging, framed in the evidence-based health practice model, and developed in collaboration with academic, political, industrial and social agents.
Eunice Magalhães é Investigadora Integrada no CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social e Docente no Mestrado de Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Entre 2020-2022 foi vice-diretora do CIS.    Doutorada em Psicologia, os seus interesses de investigação incluem a saúde mental de populações em risco, incluindo crianças, jovens e adultos vítimas de diferentes formas de violência. No contexto da promoção e proteção de crianças e jovens em perigo desenvolve investigação sobre acolhimento familiar e residencial.  A sua experiência profissional inclui o sistema de proteção de crianças e jovens, nomeadamente, a gestão de processos de Promoção e Proteção em contexto de CPCJ.    
João Manuel de Oliveira investiga sobre corpos e sua performatividade no quadro das economias políticas neoliberais nos campos dos Estudos de Género, Estudos Críticos da Sexualidade e Teoria Feminista. As suas publicações recentes tratam de interseccionalidade e hifenização, homo/heteronormatividade, conhecimentos des/subjugados e genealogias excêntricas, teorias feministas anti-racistas e anti-essencialistas, teoria queer, estudos trans*, arte e dança contemporânea Agregação em Psicologia pelo ISCTE-IUL. Licenciatura, mestrado e doutoramento em Psicologia Social pelo ISCTE. Fez trabalhos de pós-doutoramento na Universidade do Minho (2010-2012), Universidade do Porto (2013-2014), ISCTE-IUL (2015-2016) e foi pesquisador visitante no Birkbeck College da Universidade de Londres (Reino Unido- 2010-2015) e no grupo Cultura e Sexualidade (CUS) da Universidade Federal da Bahia (2016). Entre 2017-2021 foi professor visitante associado na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolseiro Marie Curie na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris em 2003. Atualmente, é investigador integrado no CIS_ISCTE.
Marta Matos é doutorada em Psicologia - Clínica e Saúde (2016) pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É Investigadora Integrada do Cis_Iscte, Membro do grupo de investigação Health For All (H4A) e Professora Auxiliar Convidada no Iscte-IUL. Desde o início da sua carreira como psicóloga (2007) em contextos comunitários tem vindo a focar-se na prestação de cuidados a populações idosas e durante o mestrado (2010) e doutoramento (2016) no Iscte, focou-se no papel de apoio social de cuidadores em experiências de dor crónica de pessoas idosas   As atuais linhas de investigação são dedicadas a: 1. Compreender as dinâmicas interpessoais de receber suporte social para autonomia funcional em pessoas idosas com dor crónica. 2. Investigar as experiências de prestação de cuidados a pessoas idosas, em cuidadores formais e informais, com o objetivo de identificar fatores psicossociais de proteção/risco para a qualidade de vida dos cuidadores e das pessoas idosas. Em geral, a sua investigação é motivada pelo interesse de traduzir o conhecimento baseado em evidências em práticas de cuidado, com bases teóricas sólidas. A sua investigação tem sido apoiada e reconhecida por instituições dedicadas à área da dor, nomeadamente por meio de uma bolsa para formação avançada em dor (ASTOR 2014), um prémio de investigação clínica em dor (Grünenthal Foundation 2016) e prémio de melhor poster por Angelini/ASTOR (ASTOR 2021 ).
Miriam Rosa é investigadora no CIS-IUL (Centro de Investigação e Intervenção Social) e professora convidada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL. Concluiu um doutoramento em 2012 no ISCTE-IUL com co-orientação na Universidade de Kiel (Alemanha) com uma bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Tem sido bolseira de pós-doutoramento FCT de 2013 a 2018 no CIS-IUL e Rotterdam School of Management (Universidade de Roterdão, Holanda). Co-coordenou o grupo de investigação GCIR em 2013-2014 e Psychange em 2014-2015. Miriam é especializada em metodologias de investigação e análise de dados, e tem-se dedicado à investigação científica na área das relações intergrupais, com foco nas relações entre grupos sociais de estatuto assimétrico (maiorias vs. minorias). Realiza esse trabalho em diversos contextos, tais como as organizações (p.ex. diversidade e inclusão no trabalho, sucesso de fusões/aquisições); ativismo (p.ex. ativistas ambientais) ou grupos religiosos. Mais recentemente, interessa-se pelos desafios sociais e organizacionais (p.ex. skilling, inclusão etária/género) em setores/indústrias de alta intensidade tecnológica (p.ex. aeronáutica, espaço, defesa, marítimo).
Raquel António has a Ph.D. in Social Psychology (2020) and a Master's in Social and Organizational Psychology (2011) - Iscte - University Institute of Lisbon. She is currently a Junior Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS - Iscte). She is also a member of the COST Action CA19103 on LGBTI+ Social and Economic (In)equalities.  She has participated in research projects since 2012 at the Center for Psychological Research and Social Intervention (CIS - Iscte). She worked as a science manager and researcher at APPsyCI: ISPA - Instituto Universitário from 2021-2022.  Her research interests include bullying, homophobia, and intergroup relations. She is also interested in reactions to prejudice and discrimination. Her more recent work focuses on bystanders and their role in bias-based cyberbullying. She is a board member of Associação No Bully Portugal.
Presente: programas doutorais & projecto Sou aluna do programa doutoral em Psicologia do Iscte-IUL e do programa doutoral em Ciências Psicológicas e da Educação da Université Libre de Bruxelles (co-tutela).O meu projecto (supervisão: Rita Jerónimo, Cis-IUL, Iscte-IUL; Régine Kolinsky, Center for Research in Cognition & Neurosciences (CRCN), Université Libre de Bruxelles (ULB)) tem como principal objectivo investigar a aprendizagem de conteúdos científicos através de diferentes tipos de texto (narrativo e expositivo) e o envolvimento de diferentes factores e processos nesta aprendizagem. Percurso académico, investigação & ensino Licenciei-me em Psicologia no Iscte-IUL e completei o Mestrado em Ciência Cognitiva na Universidade de Lisboa, com um projecto sobre processos de controlo cognitivo no processamento de frases através de medidas comportamentais e electrofisiológicas. Projecto: A monitorização no processamento de frases: Evidências comportamentais e eletrofisiológicasSupervisão: Ana Luísa Raposo (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa) e Rita Jerónimo (Cis-IUL, Iscte-IUL) Área: ciência cognitiva Após o Mestrado completei um estágio de investigação Erasmus+ no Center for Research in Cognition & Neurosciences da Université Libre de Bruxelles (supervisão: Régine Kolinsky). Projecto: The costs and benefits of face expertise in light of Behavioural and EEG measuresCoordenação: Régine Kolinsky (CRCN, ULB) e Adéläide de Heering (CRCN, ULB)Área: neurociência cognitiva 2016 - 2022 Outros projectos de investigação em que tenho estado envolvida: Projecto: Social cognition in patients with Schizophrenia and Autism spectrum disorders: shared deficitsEquipa: João Fernandes (FCM-UNL*, CHLO**, CADIn*), Bernardo Barahona-Corrêa (FCM-UNL, CHLO, CADIn), Rita Jerónimo (Cis-IUL, Iscte-IUL) e Ricardo Lopes (CADIn, Cis-IUL, Iscte-IUL) Área: neurociência sócio-cognitiva 2013 - presente Projecto: The cheese was green with… envy: an EEG study on how minimal descriptions impact information processing Equipa: Rita Jerónimo (Cis-IUL, Iscte-IUL), Sofia Frade (Cis-IUL, Iscte-IUL); Sonja Kotz (Faculty of Psychology and Neuroscience, Maastricht University)Área: neurociência cognitiva   Também tenho estado envolvida em actividades lectivas no Iscte-IUL, principalmente ao nível da licenciatura. 2016 - presente Percepção, Atenção e Memória- aulas teórico-práticas sobre metodologias de investigação dos processos cognitivos e sobre técnicas e tarefas para o estudo da atenção.- colaboração no desenvolvimento de uma metodologia pedagógica a partir de princípios de gamification. Neuropsicologia- aulas teórico-práticas sobre as bases neuronais da atenção e das funções executivas. 2017 - presente Raciocínio e Linguagem- aula teórico-prática sobre os processos cognitivos subjacentes à compreensão de texto. Psicofisiologia e Genética- aula de prática laboratorial sobre os fundamentos da electroencefalografia, aplicabilidade em investigação fundamental e aplicada e demonstração prática da técnica. Outras experiências profissionais Para além das actividades académicas, de investigação e ensino formal, também fiz trabalhos mais práticos no domínio da aprendizagem não-formal. 2014-2017- Monitora no Pavilhão do Conhecimento: dava explicações sobre os conteúdos científicos das exposições, fazia demonstrações e dinamizava actividades de aprendizagem científica e algumas formações nas áreas da psicologia e ciência cognitiva. 2016-2018- Tutora cognitiva na Hikari: aplicava conhecimento científico sobre a cognição e o cérebro para desenvolver e implementar estratégias de aprendizagem com estudantes de várias idades e níveis de escolaridade.     * Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Nova de Lisboa ** Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental*** Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil
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