Docentes

Investigadora Principal, nos últimos anos, de quatro projetos de investigação e investigadora de quatro projetos internacionais de consórcio, Cláudia Álvares integra atualmente o European Science Foundation College of Experts. Tem exercido funções de avaliadora, desde 2014, para o European Research Council, Ações Cost, a British Academy, FCT e A3ES. Foi eleita presidente da European Communication Research and Education Association (ECREA) para o mandato 2012-2016, tendo sido editora da coletânea Routledge Studies in European Communication Research and Education e editora sénior da revista em acesso aberto ‘Cogent Social Sciences’ do Grupo Taylor & Francis (Routledge). Entre as suas publicações principais encontram-se Media in Europe: New Questions for Research and Policy (co-authoria, 2014), Gendered Transformations: Theory and Practices on Gender and Media (co-autoria, 2010), Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global (org. conjunta, 2010), Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology (org., 2008), Humanism after Colonialism (2006). Os seus artigos peer-review mais recentes foram publicados nas revistas Journalism Practice, Feminist Media Studies, Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication, European Journal of Communication, International Commmunication Gazette, Javnost – The Public e The International Journal of Iberian Studies. Doutorada pela Goldsmith’s College, University of London (2001), é professora associada no Departamento de Sociologia (área de Comunicação e Media) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Nasceu em Luanda, Angola, em 1959. Licenciado (1983), doutorado (2001) e agregado (2022) em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é Professor Catedrático do Departamento de Sociologia e investigador do CIES-IUL. Foi Vice-Reitor da Investigação entre março de 2014 e março de 2018. Foi membro do Conselho Geral do ISCTE-IUL (2013-2018). Foi Diretor do CIES-IUL (2006-2014). Foi Diretor do Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL (2011-2014). Fundou e foi o primeiro Diretor da Editora Mundos Sociais (2010-2014). Tem um extenso registo de investigação e publicação nos domínios das classes sociais e desigualdades; migrações e etnicidade; juventude; sociologia da sociologia; valor económico e cultural da língua portuguesa. Orientou ou coorientou, estando concluídas, 14 teses de doutoramento e 31 dissertações de mestrado. Iniciou a sua atividade profissional no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (1984-1986) e foi contratado como assistente estagiário pelo ISCTE-IUL em 1985. Foi estagiário de investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre 1987 e 1989. Em 2023, ganhou, ex aequo, o Prémio João Ferreira de Almeida, na categoria "Livros", com Investigação Sociológica em Portugal. Um Guia Histórico e Analítico, Porto, Afrontamento, 2022.
Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES. É também investigador associado no CADIS (Center d'Analyze et d'Interventions Sociologiques) em Paris e Director do OberCom - Observatório dos Meios de Comunicação Social em Lisboa. Actualmente é director do Doutoramento em Ciências da Comunicação e dos três programas de Pós-Graduação em Comunicação do ISCTE-IUL, nomeadamente a Pós-Graduação em Jornalismo, a Pós-Graduação em Factchecking e desinformação e a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política. De 1996 a 2006, foi consultor do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, para a política da Sociedade da Informação e das Telecomunicações. De 2006-2012, foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência noticiosa portuguesa Lusa. Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes prestados a Portugal. Em 2009 foi eleito como Young Global Leader e em 2018 foi proposto para membro da Academia Europaea onde ocupa o cargo de vogal da secção de Cinema, media e estudos visuais. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, é Mestre em Estudos Europeus e Doutorado em Sociologia da Comunicação. Obteve, igualmente, uma especialização em "Global Leadership and Public Policy for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School. 
Helena Carreiras é Vice-reitora e professora catedrática no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), nas áreas da Sociologia, Políticas Públicas e Metodologia de Pesquisa Social, e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Doutorou-se em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu (Florença). Foi diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL (2016-2019) e presidente da Associação Europeia ERGOMAS - European Research Group on Military and Society (2017-2019). Entre 2010 e 2012 foi sub-diretora do Instituto da Defesa Nacional e em 2014 foi Professora Visitante da Universidade de Georgetown em Washington DC (Departamento de Governo). Foi Diretora do Instituto da Defesa Nacional (2019-2022) e Ministra da Defesa Nacional de Portugal (2022-2024). Foi a primeira mulher a ocupar ambas as posições. Os seus interesses de investigação incluem género e sociedade, forças armadas, relações civil-militares, políticas públicas de segurança e defesa e metodologia de pesquisa qualitativa. O seu trabalho centra-se na integração de género em instituições militares e na dimensão de género na segurança internacional. Entre outras, co-organizou as obras The Impact of Social Research on the Military (Routledge, 2021, com Celso Castro e Eyal Ben-Ari), Researching the Military (Routledge, 2016, com Celso Castro e Sabina Frederic), Qualitative Methods in Military Studies (Routlege, 2013, com Celso Castro) e Women in the Military and in Armed Conflict (Vs Verlag , 2008, com Gerhard Kuemmel). É autora de Gender and the Military. Women in the Armed Forces of Western Democracies (Routledge, 2006).
Jorge Vieira nasceu no Porto e é atualmente Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É membro da direção do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e do LIA Iscte - Laboratório para a Inovação na Academia. É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia. Leciona e orienta discentes nos programas de mestrado: “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação”; “Estudos e Gestão da Cultura” e Gestão dos Novos Media, bem como na licenciatura em Sociologia e no doutoramento em Ciências da Comunicação. Para além da docência e gestão académica desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom - Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado.  Já foi investigador em projetos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), nomeadamente no Observatório Permanente da Juventude Portuguesa. Participou também no programa Europeu Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics (LSE) e participou em redes internacionais tais como as ações COST (European Cooperation in Science and Technology) nomeadamente a ação COST-298. Recebeu o “Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas” em 2017. Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.
Professor Associado (com Agregação) do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Docente nos Programas Doutorais de Sociologia (ISCTE-IUL, desde 2006), Estudos Urbanos (FCSH-UNL/ISCTE-IUL, 2016-7) e Serviço Social (ISCTE-IUL, 2004-5). Docente (desde 2006), membro da comissão de Avaliação de Candidaturas (desde 2023), e director (2009-2022) do Mestrado de Sociologia do ISCTE-IUL. Docente nas Licenciaturas de Sociologia (desde 1994) e OGE (1991-4) do ISCTE-IUL, e de Engenharia do Ambiente no Instituto Superior Técnico (1997-9). Membro do Conselho de Coordenação para a Internacionalização do Iscte-IUL (desde 2020).  Suplente da Comissão Científica (desde 2022), sub-director (2013-6) e membro da Comissão Executiva (1995-8) do Departamento de Sociologia ISCTE-IUL. Membro das Comissões Científicas dos Doutoramentos em Sociologia (desde 2006) e de Serviço Social do ISCTE-IUL (2007-8), e do Mestrado em Ciências Sociais do ISCTE-Instituto Politécnico de Viseu (2003-6). Membro do Núcleo de Estudos da Deficiência do ISCTE-IUL (desde 2023).  Membro da Comissão para a Avaliação da Actividade dos Investigadores Contratados na área de Comunicação e Cultura (desde 2021), Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa (2012-2024), membro do Conselho Científico (desde 1998), co-coordenador da área de Desigualdades, Migrações e Território (2006-2022), membro da Direcção da Cooperativa (2006-12), membro da Direcção (1998-2000; 1995-8), e investigador integrado (desde 1987) do CIES-IUL. Membro da Comissão Executiva (1998-2000) e investigador  (1997-2001) no OBSERVA - Observatório do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública. Investigador no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (2005-6). Investigador no Observatório das Actividades Culturais (1996-7). Membro da Direcção (1991-3) e investigador (1991-2005) no Centro de Estudos Territoriais CET- IUL. Bolseiro de Investigação do Instituto de Ciências Sociais (1990-1), do Observatório Permanente dos Estudantes Universitários (1989-90), e da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) (1988-9). Investigador no Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais CIES-IUL (1987-91).  Colaboração em 59 projectos de investigação e estudos, com responsabilidade de coordenação em 32. Participação em 23 livros, 25 artigos científicos, 21 artigos em actas de reuniões de natureza científica, e 98 comunicações orais em eventos científicos. Membro do Conselho Editorial (desde 2003) e da Comissão Editorial  (1993-2018) da revista Sociologia, Problemas e Práticas.  Membro do Conselho de Deontologia (2006-10), da Assembleia Geral (1994-8), da Comissão Coordenadora da Secção do Campo Profissional (1991-4), e sócio (desde 1988) da Associação Portuguesa de Sociologia. Membro da Associação Internacional de Sociologia, e do European Urban Knowledge Network.  Colaborações com diversas instituições de ensino superior em Portugal e noutros países, nomeadamente com a Universidade de Cabo Verde, o Istituto Universitario di Architettura di Venezia, University of Stellenbosch, State University of St. Petersburg, Universidad de Las Palmas, e University of South Australia.  
Luísa Veloso. Luísa Veloso é socióloga. Professora Associada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora no Cies-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Associada do Instituto de Sociologia - Universidade do Porto. Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 1991 e 2008. Coordenadora e membro de equipas de investigação de vários projetos nacionais e internacionais. Autora de várias publicações. Principais interesses de investigação: trabalho, inovação, ciência e tecnologia, economia e profissões.
Maria das Dores Guerreiro, Doutoramento em Sociologia. Professora Associada no Departamento de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Vice-Reitora para a Internacionalização. Coordenadora Institucional Erasmus. Membro da Comissão Científica do Departamento de Sociologia (2016-2019). Foi coordenadora do grupo de investigação Família, Gerações e Saúde, do CIES, até 2019, e Coordenadora internacional do Consórcio Erasmus Mundus MFAMILY, em parceria com as universidades de Gotheborg-Suecia, Stavanger-Noruega e Makerere-Uganda (2012-2019). Co-coordenadora do Observatório das Famílias e das Políticas de Família até 2017. Representante nacional da Rede Europeia Families and Work (1994-2000). Vice Diretora do Departamento de Sociologia (2010-2013). Diretora da Revista Sociologia, Problemas e Práticas (2001-2017). Áreas de investigação: Sociologia da Família; Estudos de Género; Gerações, Trajetórias Sociais e Percursos de Vida; Políticas Sociais e Políticas de Família; Relação Trabalho–Família; Empresas Familiares e Empreendedorismo.  
Assistant Professor at the Department of Sociology at Iscte-IUL and Visiting Scholar at the London School of Economics and Political Science (LSE) (since 2014). Member of the International Science Council (ISC) expert advisory panel on the Public Value of Science.  I was Marie Curie Fellow at LSE (2016-2018) (with Marie Curie Individual Fellowship) and Fulbright Scholar at Cornell University (New York) (2015-16) (with a Fulbright Scholarship). I completed my PhD in Science and Technology Studies (STS) at University College London (UCL) (2011), where I was Teaching Assistant (TA) for courses in Science Communication and Science Policy at UCL (2008-2012). I was a trainer at Esconet (European Network for Science Communication, EU funded project), training scientists how to communicate with publics (2009-12). Before my PhD, I worked for the European Commission (EC), at the DG Research, Infrastructures Unit, Brussels. Research interests: science communication, public understanding of science, science policy and research methods for social sciences. Current research focusses on institutional communication of science with society. Main awards and recognitions: International award from Euroscience: European Young Researcher Award' Laureate (EYRA) (2016) Recognition in the Book Ciência Viva 'Mulheres na Ciência' (2019)   Main recent and ongoing international projects: 1. PI (Principal Investigator) for the project ‘MORE-PE: Mobilising Resources for Public Engagement’ (2016-2021). Funding: €170.000, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).  2. PI (Principal Investigator) for the project 'OPEN: Organisational Public Engagement with Science and Technology' (2019-2023). Funding: €250.000, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). The MORE-PE and OPEN studies have been implemented in Portugal, Italy, Germany, the UK, the Netherlands, the USA, Turkey, Brazil, Japan, Taiwan and China (mainland) to study science communication within institutional environments.  3. WP Leader for the EU funded project "POIESIS: Probing the impact of integrity and integration on societal trust in science" with a focus on research integrity and public trust in science in seven countries: Germany, France, Denmark, Greece, Portugal, Spain and the UK (2023 2025). Funding: €1.2M, European Commission (EC).  Website: https://poiesis-project.eu/ 4. Co-PI at Iscte for the study 'Public Opinion about Radan' (part of the EC project RadoNorm) in collaboration with APA (Associação Portuguesa do Ambiente) implemented under the protocol "Implementation of the National Plan for Radan" jointly with the partners: Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge (INSA), Universidade de Coimbra (UC), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Direção-Geral da Saúde (DGS), and Instituto Português de Acreditação (IPAC) (2023 - on). Funding: €150.000, APA Fundo Ambiental (FA). 5. PI of the study "Public attitudes and trust in Blockchain technology for Health" part of the project Blockchain.PT (PRR-RE-C05-i01.02: Agendas/Alianças verdes para a Inovação Empresarial) (2023-2026). Funding: €48M (€1.2M Iscte); PRR - Plano de Recuperação e Resilência e União Europeia ao abrigo do programa NextGenerationEU. 6. PI in Portugal for the project “Copy and Paste in (Digital) Science Communication: Praktiken von Churnalism and Verantwortungszuschreibungen [CoPaDiSC]” led by Dr. Lars Guenther from University of Hamburg. Comparative research on university press releases in four countries: Germany (University of Hamburg), Portugal (Iscte-IUL), South Africa (Stellenbosh University) and Israel (Tecnion-Israel Institute of Technology) (2024-2027). Funding: €597.548; BMBF (Federal Ministry of Education and Research)   Speaker in international events: I have been often invited to speak at international conferences including in China, Japan, Brazil and Europe, and as expert in discussions in the field (e.g. Bellagio Centre/Rockefeller Foundation, Como Lake, Italy (2018 and 2022), Chan Zuckerberg Initiative (2018), San Francisco, USA). Recent book published by Routledge (2022): 'Public Communication of Research Universities: ‘Arms-race’ for visibility or science substance?’, Routledge 
Pedro Vasconcelos completed his graduation in Sociology (Licentiate degree) in 1995 at Iscte - University Institute of Lisbon, his Research Master's Degree in Social Sciences in 2002 at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon, and his Doctorate in Sociology at Iscte in 2011 (all Pre-Bologna Process). He teaches at graduate and post-graduate levels since 1996 at Iscte. Since 1992 he has participated in several research projects about issues such as categorization processes, social representations and identities, family and social class, generations and values, family and youth, sexuality, social networks, kinship, social inequalities, gender and transgender issues. Presently his main interests are about social and sociological theory, social inequality and multidimensionality, gender, class and racialization/ethnicity.
Doutorada em Sociologia pelo Iscte (Lisboa) e pelo Institut National d’Éstude Demographiques (INED, Paris), com a tese 'Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands' (https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7658 ), financiado com bolsas de doutoramento Early Stage Marie Curie Researcher e da FCT/MCTES, com bolsa de curta duração enquanto doutoranda visitante da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) no Centre d'Études et de Recherches Internationales (CERI, Sciences Po) - uma comparação internacional das políticas linguísticas e de integração enquadradas no projecto internacional TIES (The Integration of the European Second Generation, https://cordis.europa.eu/project/id/36077 ) da IMISCOE (https://www.imiscoe.org/about-imiscoe/mission). Desde 2003, trabalho na área da Sociologia do internacional e da Sociologia da linguagem, com foco na população de origem migrante (imigrantes, refugiados e seus descendentes) na Europa e em Portugal, comparando políticas de migração, de asilo, de integração e de língua, educação bilingue, linguagem académica no ensino superior, português para falantes de outras línguas, pluricentricismo da língua portuguesa, e a várias escalas: institucional, familiar e individual. Lecionação em mestrado e licenciatura, no Iscte e internacionalmente: teoria e métodos sobre políticas e práticas linguísticas; família, migração e educação; desenho de pesquisa; pesquisa observacional/etnográfica; ética e profissão em Sociologia; desenho de pesquisa aplicada a estudos sobre Ação Humanitária. ecionando a Unidade Curricular: Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas (https://fenix.iscte-iul.pt/disciplinas/03194/2017-2018/2-semestre/fuc?locale=pt), sendo também Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL / ISCTE-IUL). Na minha investigação desenvolvo estudos sobre atitudes, práticas e políticas linguísticas, nomeadamente com o projeto "Konta bu storia: Padrões de aculturação linguística entre descendentes de imigrantes africanos no Vale da Amoreira" - com enfoque nas políticas linguísticas e atitudes linguísticas em Portugal (financiado pela FCT / MCTES e enquadrado com um protocolo entre CIES-IUL, CES-UC e CELGA / ILTEC-UC); e outro denominado “Trovoada de Ideias - Inclusão Linguística e Social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português” (co-coordenador com Paulo Feytor Pinto, financiado pela FAMI / ACM); Sou membro da comissão organizadora da 7.ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans “In/Visibilidades Negras Contestadas”, que terá lugar em Lisboa (ISCTE-IUL) entre 4 a 6 de Julho de 2019  (https://afroeuropeans2019.wixsite.com/afroeuropeans2019/pt) Membro dos seguintes projectos de investigação no ISCTE-IUL (+ info: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-raquel-matias/projects): “Mobilidades e língua: as motivações e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo” (co-coordenadora com Sandra Mateus); “Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization” (coord. De Sandra Mateus); “Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios” (co-coordenador com Nuno Oliveira).  Co-organização: dos Encontros sobre Experiências Migratórias (http://observatorioemigracao.pt/np4/1355/) e das Mesas Redondas Interdisciplinares sobre Diversidade Linguística em Portugal e os Contextos Migratórios (http://www.ces.uc.pt/ eventos / index.php? id = 11119 & id_lingua = 1).  Investigadora Colaboradora do CELGA / ILTEC (UC), Observatório de Emigração (OEm), RedeMigra, EDiSo Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade, grupo de pesquisa de cidadãos RMIR - Refugiados e Migração, Iniciativas e Reflexões, APEDI (http: / /www.apedi.pt/), tendo ainda participado na Rede Cost Network New Speakers in a Multilingual Europe – Opportunities and Challenges (http://www.nspk.org.uk/).
Professora Auxiliar de Sociologia do Trabalho e Relações Laborais no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora Integrada do CIES-Iscte e Investigadora Associada do ICS-ULisboa e do SOCIUS/CSG/ISEG-ULisboa. Foi Pós-doutorada e Investigadora Auxiliar no SOCIUS/CSG-ISEG (2007-2015) e no ICS-ULisboa (2015-2024) e membro da equipa de correspondentes do Observatório Europeu da Vida Profissional/Eurofound (2007-2015). Tem trabalho publicado no European Journal of Industrial Relations, Transfer, Cultural Trends, International Journal of Police Science & Management, Minerva, entre outras revistas, e é autora e organizadora de livros e capítulos de livros publicados pela Routledge, Springer, Palgrave Macmillan, l'Harmattan e outras editoras académicas. 
Renato Miguel do Carmo é professor associado (com agregação) do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa  e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e participa na coordenação científica do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, o emprego e o mercado de trabalho, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Publicou nas revistas: Current Sociology, European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, Journal of Labor and Society, entre outras. Publicou 33 livros (21 como editor e 12 como autor e coautor), cinco dos quais publicados em editoras internacionais (Bristol University Press, Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Presidiu ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios científicos: prémio António Dornelas 2022; Prémios I&D do CIES-Iscte 2022; prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2011, 2015, 2016, 2019; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008.  
Professora Associada com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Subdiretora e Coordenadora ERASMUS do Departamento de Sociologia. Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde" e "Saúde Digital", sendo Coordenadora do projeto FCT, em curso, "Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas". Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Socióloga. Professora Associada do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa | Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Departamento de Sociologia. Investigadora integrada do CIES-Iscte, no âmbito do qual co-coordena o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-estar. Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT-Iscte).  Presidente da Comissão Científica dos concursos especiais de acesso ao Iscte e  responsável por coordenar a organização do acolhimento destes estudantes apoiando-os na sua integração académica e social. Ao longo da carreira de investigação participou em equipas de projetos e consultorias científicas, nacionais e internacionais, investidos em temáticas especificamente sociológicas, como é o caso das classes sociais e desigualdades sociais; condições de vida e orientações valorativas dos estudantes do ensino superior; sociedades envelhecidas, bem-estar, mudança social e estilos de vida, entre outras. Presentemente, co-coordena um projeto de intercâmbio internacional, tendo em vista a criação de um Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau; Coordena o estudo de avaliação das residências estudantis (Agência ERASMUS+); é membro da equipa de investigação do projeto de inovação pedagógica  "Sala de aula invertida" e membro da equipa de investigação do EUROSTUDENT (Projeto europeu sobre as condições de vida dos estudantes).  Tem publicados diversos artigos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livro, bem como participou em múltiplas conferências, nacionais e internacionais. Tem contribuições na revista International Education Sciences; Studies of Sociology in Education, European Journal of Social Work, Portuguese Journal of Social Science, Sociologia, Problemas e Práticas, Revista Sociologias; Sociologia On-Line, Análise Social, entre outras.
Rui Pena Pires é professor no ISCTE-IUL, onde completou a licenciatura, mestrado e doutoramento em sociologia e onde é investigador no CIES-IUL. É coordenador científico do Observatório da Emigração desde 2009. Anteriormente, foi diretor do Departamento de Sociologia e Pró-Reitor do ISCTE-IUL. De 2007 a 2010 foi membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais (FRA) da União Europeia (UE). Os seus interesses de investigação incluem as teorias sociológicas, as migrações internacionais e a sociologia do desenvolvimento. É autor de várias publicações, entre as quais, o livro Migrações e Integração: Teoria e Aplicações à Sociedade Portuguesa (Celta 2003) e o Atlas da Emigração Portuguesa (Mundos Sociais, 2023).
Sandra Mateus é socióloga, doutorada em Sociologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2014). Investigadora integrada no CIES-Iscte e professora auxiliar convidada no Iscte, onde dirige o Mestrado em Educação e Sociedade e coordena o 1º ano da licenciatura em Sociologia. É membro eleito da Comissão Científica do Cies. Atualmente coordena, em Portugal, o projeto europeu H:ouse (AMIF), centrado nos desafios habitacionais na integração de refugiados (2024-2026), e o projeto europeu Space4Us, sobre a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Desenvolve um programa de investigação sobre as formas como as identidades e as pertenças dos jovens de origem mista são criadas em contextos familiares transnacionais. Tem investigado e ensinado nas áreas da educação, migrações, desigualdades sociais e juventude, com particular enfoque nos filhos dos imigrantes. Autora e coautora de várias publicações, comunicações e conferências. A sua experiência docente inclui unidades curriculares sobre "Sociedade Educativa" e "Descendentes de Imigrantes e Educação" no Mestrado em Educação e Sociedade do Iscte, e outras unidades como “Objeto e Método da Sociologia”, "Sociologia da Educação", "Políticas Educativas", "Integração em Processos Migratórios", e "Mediação Multicultural em Contextos Educativos". Inclui ainda a docência na Escola Superior de Educação de Lisboa (2011) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005). Foi formadora em várias instituições e com diversos públicos, incluindo professores, assistentes sociais, e animadores. Fez parte da equipa nacional de gestão do Programa Escolhas (2006-2008), coordenando a comunicação do programa, a área dos descendentes de imigrantes e a formação de equipas locais; e também fez parte do Grupo de Trabalho Informal para a Integração dos Filhos de Imigrantes, apoiado pelo ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP. Neste Instituto, foi também membro da Bolsa de Formadores para a sensibilização sobre o acolhimento e integração de imigrantes. Entre 2009 e 2010, aprendeu e utilizou o Stand Up Comedy para divulgação pública da ciência, através da participação do projeto "Cientistas de Pé".
Teresa Seabra  (teresa.seabra@iscte-iul.pt) é licenciada em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1989), mestre em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2008). Professora Associada com Agregação do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Dirigiu o curso de Mestrado em Educação e Sociedade de 2002 a 2023. Investigadora integrada do CIES-IUL, desde 1993. Principais domínios de investigação: desigualdades sociais na educação; descendentes de imigrantes na escola; educação familiar; o efeito-escola nos resultados escolares. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros. De entre as publicações, destaca-se o livro  Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, publicado em 2010 pelo Instituo de Ciências Sociais (ICS-UL).  Membro do Conselho Consultivo do Jornal de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.  
Walter Rodrigues estudou Sociologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, desde 1982, e aí exerce actividade profissional, desde 1987, como docente no Departamento de Sociologia, em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, e como investigador, actualmente no DINAMIA'CET - Centro de estudos sobre a mudança socioeconomica e o território. Em articulação com essas atividades exerceu, também, atividades de consultoria, ações de formação e prestação de serviços especializados à comunidade, para diversas entidades da administração central, autarquias e agências de desenvolvimento. Entre outras publicações, é autor do livro Cidade em Transição: Nobilitação urbana, estilos de vida e reurbanização em Lisboa (Celta, 2010). Foi Director do Centro de Estudos Territorias. Foi também director do curso de Licenciatura em Sociologia do iscte (2010-2015) e director pelo iscte do curso de Doutoramento em Estudos Urbanos (2011-2015), curso em parceria iscte - Instituto Universitário de Lisboa e FCSH- Universidade Nova de Lisboa. Foi, ainda, director da revista CIDADES, comunidades e territórios.(2010-2014).
Docentes convidados
Annelien Groten é professora auxiliar convidada do Departamento de Sociologia da Faculdade de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CEI. É doutorada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do ISCTE-IUL. Pós-graduada em Estudos de Desenvolvimento (2003) pela Escola de Estudos Orientais e Africanos de Londres e licenciada em Estudos Europeus (2002) pela Universidade de Amesterdão. Desde 2019 leciona no ISCTE-IUL nas áreas de antropologia da ação humanitária e avaliação participativa. Faz parte dos projetos de investigação em ação humanitária 'HUMACT' e 'INOVHUMRE' implementados em colaboração com universidades parceiras. Ela também continua a ser uma profissional na área de monitorização e avaliação, para a qual trabalha em várias missões em África, Ásia e Médio Oriente.
Psicóloga desde 2000 (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa); Pós Graduação em Terapia Familiar e Comunitária (Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, 2005-2007) Mestrado em Terapia Sistémica (Universidade Autónoma de Barcelona, 2007-2009, com estágio no Centro Roberto Clemente em Nova Iorque 2009-2010).  Coordenadora de projetos em saúde mental e apoio psicossocial, em contextos humanitários (2010-2017) na AMI, MSF, MDM e CVT. Consultora em saúde mental e apoio psicossocial e em staff care em contextos humanitários desde 2016 (Humanité et Inclusion, ACNUR, OIM, War Trauma Foundation, Heartland Alliance International, Fundación GENFAMI, HIAS, All Hands and Hearts e The Konterra Group). Doutorada em Antropologia pelo ISCTE-IUL (2017-2020), com a dissertação "Mobilidades e Resistências. Solidariedade informal e atos de cidadania com refugiados, requerentes de asilo e outras categorias moventes, na Europa pós-2015.  Professora Auxiliar Convidada no Iscte-IUL (Mestrado em Ação Humanitária) desde 2019 e conferencista na Universidade do Algarve (Pós-Graduação em Ação Humanitária) desde 2021. Formadora na EAPN- Rede Europeia Anti-Pobreza (2022/2023). Bolseira Postdoc no CIS-Iscte, projecto JUSTFUTURES (www.justfutures.pt) desde junho 2022. Investigadora Ativista na Rede Europe Must Act e colaboradora do Forum Refúgio Portugal e da União de Refugiados em Portugal.
Joana Marques é socióloga e investigadora, com doutoramento em Sociologia pela Universidade de São Paulo e licenciatura também em Sociologia pela Universidade do Porto, possuindo ainda mestrado em Economia Social e Solidária e pós-gradução em Análise de Dados em Ciências Sociais pelo ISCTE-IUL. Tem uma trajetória profissional na área da investigação académica e aplicada, através de diversos enfoques como trabalho, cultura, economia solidária, mobilidades e, sobretudo, formas coletivas de organização dos trabalhadores, com trabalho de campo desenvolvido entre a Europa, África e América Latina. Foi investigadora Marie-Curie entre 2020 e 2021 (projeto COLLECTITUDE - Building the collective at times of precarity). Atualmente é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte) e membro da direção da Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol) e da associação de Investigação & Desenvolvimento A3S.
Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Actua nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase em ciências da comunicação, sectores da televisão, rádio, imprensa e estudos de Internet. Actua como membro do corpo editorial da revista Observatorio (OBS*) desde 2015. Frequenta o terceiro ano do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE-IUL. Recebeu cinco prémios de mérito académico durante a licenciatura em Sociologia e Planeamento. É coautor de três livros, três capítulos de livros e mais de 50 relatórios de pesquisa nas áreas dos media e comunicação produzidos no OberCom - Observatório da Comunicação, em parceria com o ISCTE-IUL e com o LCC-IUL.
Nuno Oliveira é sociólogo, doutorado em Sociologia pelo ISCTE–IUL (2012). Investigador integrado de pós-doutoramento no CIES (ISCTE -IUL) e professor auxiliar convidado no ISCTE -IUL. Enquanto investigador desenvolve trabalho sobre as dinâmicas locais de integração de imigrantes e políticas urbanas, o significado dos modelos interculturais, a transição política e teórica do multiculturalismo para o interculturalismo, com particular incidência na compreensão aprofundada do modelo português. Foi visiting fellow do Max Planck Institute for the Study of Religious and Ethnic Diversity, em Gottingen. Actualmente coordena, em Portugal, o projecto SINAFE (Erasmus + sport), centrado na inclusão social de atletas africanos na Europa e na construção de um curriculum para a sua carreira desportiva. Entre outros projectos, coordenou o projecto Diversidades, espaço e migrações na cidade empreendedora (CIES-IUL, FAUL e CRIA) financiado pelo Fundo para o Asilo, Migrações e Integração (FAMI) da Comissão Europeia, cujo foco foi as transformações dos centros urbanos e os agentes que as produzem ou por elas são afectados. Foi investigador sénior do Projecto Conviviality and Superdiversity (CIES-IUL) e faz parte da rede GOVDIV (Multilevel Governance of Cultural Diversity in Europe and Latin America), no CIES, projecto financiado pelo IRSE da Comissão Europeia. Foi responsável pelo projecto Operation Vote, sobre participação política e cívica de imigrantes, financiado pelo Program on Fundamental Rights and Citizenship of the European Commission. Possui diversas publicações nessas áreas, tanto a nível nacional como internacional. A sua experiência docente tem-se pautado pelo ensino das teorias sociológicas, incluindo estas as unidades curriculares de “Teorias sociológicas clássicas”, “Teorias sociológicas – as grandes escolas” e “Teorias sociológicas contemporâneas”. Sobre estes temas possui também produção escrita e publicada. Trabalhou como Detached National Expert (DNE) na Unit Research and Data Collection da Agência para os Direitos Fundamentais da Comissão Europeia (FRA), em Viena. Anteriormente, foi coordenador do Observatório Nacional do Racismo e Xenofobia, ancorado numa parceria com o ACM e FRA.
Susana Santos é investigadora integrada no CIES-IUL e professora auxiliar convidada no departamento de Sociologia, Escola de Sociologia e Políticas Públicas. Doutorada em Sociologia (2012) pelo ISCTE-IUL. é mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (2007) e licenciada em Sociologia (2002). Dirige uma investigação dedicada ao estudo da formação de elites transnacionais, focando-se na formação académica e profissional de jovens advogados. No ensino dedica-se ao estudo da formação de esferas públicas em diferentes contextos, com particular interesse pela produção discursiva, apoiando os estudantes ao nível de mestrado no desenvolvimento das suas pesquisas.
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia, na FCSH-UNL, em 1996. Conclui o meu mestrado em Cultura, Comunicação e Tecnologias da Informação, no ISCTE-IUL, em 1999. No ISCTE-IUL, foi-me atribuído o prémio António Sérgio pela melhor tese (2001). A tese foi publicada pela Celta Editora, em 2001, com o título Todos ao Palco! Estudos sociológicos sobre o teatro em Portugal. Esta publicação teve o apoio do IPAE-Ministério da Cultura.   Em 2005, conclui o meu doutoramento em Sociologia, especialidade Cultura, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e FCSH (UNL), sob a direção de Pierre-Michel Menger e Luís Vicente Baptista. Segui a perspectiva das organizações, profissões e mercados de trabalho artísticos; e os estudos urbanos. A tese foi publicada pela Imprensa de Ciências Sociais, O mundo Teatro em Portugal: organizações e mercados de trabalho (2007).   Entre 2005 e 2007, trabalhei como Investigadora Convidada no ICS-UL, no projeto nacional Profissão: Arquiteto/a, que assinei com Manuel Villaverde Cabral. Fiz o meu primeiro Pós-doutoramento no ICS-UL, onde trabalhei até 2012, nos projetos (i) Reputation and Occupational risk management in careers and artistic labour markets e, ainda, (ii) The Portuguese Artists in Dance and Theater: who are they and what do they do?, com os resultados publicados nos livros organizados, Profissão, Vocação: Ensaios sobre grupos profissionais (2010) e, depois, Criatividade e Instituições (2012), ambos publicados pela Imprensa de Ciências Sociais. O meu segundo Pós-doutoramento foi desenvolvido no ISCTE-IUL e iniciou-se em 2013. Trabalhei sobre instituições, criatividade e territórios. No CIES-ISCTE, tenho trabalhado sobre a arte colaborativa, públicos participantes, associações culturais locais e a democracia cultural. Daqui resultou, por exemplo, o artigo que assinei com Raquel Rego, The transformative role of Angels' cultural organisations under austerity (Cultural Trends, 2022).    Ao longo dos anos, participei em diversas equipas de investigação, coordenada por Maria de Lurdes Lima dos Santos (OAC) e José Luís Garcia (ICS), destacando-se este último com um projeto que culminou com o Relatório, as recomendações, e um artigo em co-autoria - amplamente citado - Mapping Cultural policy in Portugal: From incentives to crisis (International Journal of Cultural Policy, 2016). Com José Machado Pais (ICS) e Pedro Magalhães (ICS-UL), participei na construção e na análise dos resultados ao primeiro Inquérito Nacional às Práticas Culturais dos Portugueses. Desenvolvi a linha do omnivorismo cultural, trabalhada nos EUA e na Europa, e procurei comparar os resultados obtidos no nosso país - nas áreas do cinema, dança, teatro, ópera, circo, concertos, festivais e festas locais - com os resultados e as conclusões de estudos europeus: The first national survey on cultural participation in Portugal: Exploring social and professional backgrounds (Cultural Trends, 2024).     Entre 2010-2015, coordenei os projetos da DGARTES, Boletim das Artes e Levantamento de Indicadores na Cultura, com publicações para um público mais alargado: Estudos e Relatórios | DGARTES. Fiz também parte da equipa de acompanhamento do trabalho das estruturas de teatro, na região de Lisboa e Vale do Tejo, durante cinco anos. Em 2022, coordenei o Estudo Impacto das Bolsas e Apoios às Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (N= 548 artistas e profissionais das artes). As perspectivas internacionais do trabalho nas artes inspiraram o livro que escrevi e publiquei, com Cícero R. Pereira, na Imprensa de Ciências Sociais (2024), intitulado Trabalho Artístico: Os programas das bolsas e apoios às artes da FCG. Neste livro, entrelaçam-se as metodologias quantitativas com as qualitativas e a triangulação de dados. Os indicadores estruturantes e a análise elaborada possibilitam reflexões profundas sobre os mundos das artes, em Portugal.  A atual alteração dos programas de bolsas e apoios, da FCG, segue as orientações e recomendações sugeridas neste trabalho que contou com 488 artistas inquiridos e 60 entrevistados, artistas e profissionais das artes e da cultura, bem como instituições culturais europeias com trabalho similar à FCG.    Em 2023, coordenei o Projeto REVELArte, no CIES-ISCTE, onde estudei a Rede de Teatros e CineTeatros, Portugueses (N=65). Daqui resulta o artigo em avaliação, A Rede de Teatros e Cineteatros: o fim da "história da cigarra e da formiga"?, apresentado nos Diálogos em Rede, da DGArtes, realizado em Leiria (2014). Entre 2020-2024, estaremos como "instituição participante com financiamento", no projeto da FCT, intitulado Archiving Theater (da FL-UL). Os trabalhos que tenho desenvolvido para os projetos do Ministério da Cultura têm tido impacto na definição das políticas públicas para a cultura, ao nível dos apoios e financiamentos para a cultura, em particular, nas áreas das artes performativas e públicos para a cultura.  Escrevo para o Jornal Público como especialista em políticas públicas para a cultura e procuro apoiar a ação dos atores políticos: Vera Borges | Socióloga, especialista em políticas públicas para a cultura, gestão e estudos de cultura. Investigadora integrada do CIES-Iscte. | PÚBLICO (publico.pt). Sou proponente da COST Action Proposal OC-2024-1-28083 " Popular Romance " (Secondary Proposer). COST – European Cooperation in Science and Technology (www.cost.eu).  
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