O colóquio abordará as raízes e os percursos das direitas em diferentes contextos nacionais, tendo particular atenção aos legados transmitidos na actualidade em termos de identidade ideológica, de pensamento político e de prácticas organizativas. O evento pretende também proporcionar uma ocasião de reflexão comparativa na dimensão transnacional das direitas. Nesse sentido, destacar-se-á o efeito internacional produzido na família política conservadora pelos relevantes acontecimentos no mundo anglosaxónico, nomeadamente a aceleração antieuropeísta do Brexit e a emergência do nacional-populismo de Trump nos EUA.
PROGRAMA:
América Latina
09H30 – As novas expressões dos conservadorismos no Brasil atual – Marcos Quadros (FSG)
10H00 – O pensamento conservador na transição democrática chilena – Gonzalo Delamaza (Univ. de Los Lagos / ICS Cátedra Raúl Prebisch)
10H30 – O nacionalismo conservador no Paraguai pós-ditadura – Luis Fretes Carreras (CEI-IUL)
Europa
11H30 – O novo Putinismo: o nacional-cristianismo entre cultura política e acção governativa na Rússia – Ekaterina Gorbunova (FCSH/NOVA e ICS-UL)
12H00 – Tradições do pensamento conservador na Polonia – Madalena Mayer Resende (FCSH/NOVA
12H30 – A reacção ao fenómeno Trump na direita radical italiana – Riccardo Marchi (CEI-IUL)
Estados Unidos
14H30 – May e Trump: Um novo populismo anglo-saxónico? – Diana Soller (IPRI-NOVA)
15H00 – A dicotomia entre Conservadorismo e Neoconservadorismo na cultura política norte-americana – Cristiano Cabrita (IEP-UCP)
15H30 – A Alt-Right como reacção ao conservadorismo norte-americano – Filipe Nobre Faria (CEI-IUL)
Organização
Riccardo Marchi (CEI-IUL)
Marcos Quadros (FSG)
Entrada Livre