Eventos

Seminário
Seminário de Matemática
10
março
2017
Local
B2.02
Piso 2
Edifício II
ISCTE-IUL

13:00 Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior

Ana C. Conceição Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve

Atualmente, é imprescindível o recurso aos mais variados conceitos gráficos para alcançar os objetivos e competências exigidos pelos programas de matemáticos modernos, nos diversos níveis escolares. Partindo desta hipótese de trabalho, desenvolvemos várias aplicações gráficas de software educacional para o ensino da Matemática, ao nível secundário e universitário.

Em 2012 e 2013, algumas das nossas aplicacões foram galardoadas com um prémio nacional e um prémio internacional, atribuídos pela Timberlake Consultants, empresa especializada em software científico. Todas as aplicações foram concebidos como ferramentas de aprendizagem ativa, ou seja, a sua utilização permite estabelecer um contexto de ensino-aprendizagem onde alunos e professores são igualmente convidados a contribuir. Atualmente, existem vários estudos que concluem sobre a existência de mais valias nas abordagens de aprendizagem ativa no processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Na abordagem de aprendizagem ativa, a utilização de ferramentas gráficas, dinâmicas e interativas, que facilitem/fomentem a conexão entre as representações algébricas, numéricas e gráficas, facilita a construção do significado e consequente apropriação dos novos conceitos matemáticos. Neste sentido estas ferramentas são por si só um recurso valioso para a construção de um profícuo processo de ensino-aprendizagem, mas revestem-se de especial importância quando num contexto de aprendizagem ativa, sendo por esta razão designadas por “active learning technical tools”. Além disso, foram desenvolvidas como aplicações autónomas, com o fim de serem utilizadas a custo zero por qualquer pessoa com acesso a um computador pessoal.

O seminário consistirá na divulgação de software educacional nas áreas de Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial, as F-Tool. Incluirá informação completa sobre o software em foco, desde o modo de obtenção até aos vários modos de utilização (em sala de aula, trabalho autónomo, avaliação, ...), com explicação e exemplificação exaustiva dos diversos conceitos matemáticos que cada F-Tool permite explorar.

14:00 GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interactiva para introdução à Programação Linear

Susana Fernandes Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve

A GLP-Tool é uma ferramenta didáctica pensada como facilitador do processo de ensino-aprendizagem em Programação Linear (PL), numa abordagem de metodologiasactivas. As representação e resolução gráficas de problemas de programação linear a duas variáveis permitem introduzir de forma intuitiva todos os conceitos de PL. A representação gráfica de problemas de programação linear a duas variáveis é de facto muito útil, mas não chega... Por exemplo, sem uma ferramenta dinâmica não é fácil mostrar/perceber o que se passa quando se alteram coeficientes das restrições ou da função objectivo. A GLP-Tool é uma aplicação gráfica, interactiva e dinâmica onde as informações gráfica e numérica são actualizadas em tempo real.

Esta palestra de apresentação da GLP-Tool incluirá informação sobre como instalar, abrir e utilizar esta aplicação. Iremos ver como as funcionalidades da GLP-Tool  (que permite explorar diferentes funções objectivo e conjuntos de restrições, obter informação gráfica e numérica de soluções óptimas e realizar intuitivamente pós-optimização e análise de sensibilidade) facilitam a apropriação de conceitos como: solução admissível / região admissível; restrição redundante; restrição activa; solução básica; solução óptima; soluções múltiplas; região admissível ilimitada; soluções ilimitadas; problema ilimitado; região admissível vazia / problema impossível.

As comunicações anunciadas são iniciativa dos Departamento de Matemática e Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Voltar ao topo