Eventos

Summer School
Moytirra 2017 - Sketch Design for Deep-Sea Mining Labour's Housing
02
setembro
2017
06
setembro
2017
Local
Universidade dos Açores

O DINÂMIA’CET-IUL, organiza a Escola de Verão na Ilha de São Miguel – “Moytirra 2017, Sketch design for deep-sea mining labour's housing”. Esta incluirá Master-Classes, sessões de estúdio e visitas de estudo, lideradas por docentes e Investigadores do ISCTE-IUL e Universidade dos Açores (Portugal), Northeastern e Dartmouth College (EUA), Universidade do Kuwait (Kuwait) e Universidade de Waterloo (Canadá), contando ainda com o apoio de ateliers locais. Os resultados finais dos 5 dias de workshop serão apresentados e discutidos com a comunidade local no último dia da formação.

Esta escola de verão surge na sequência da descoberta de uma reserva subaquática de minerais a 1000 milhas da costa de Rabo de Peixe - Moytirra – e dos recentes acontecimentos e polémicas em torno da possibilidade do governo português autorizar a exploração destes recursos, em troca de contrapartidas económicas. Esta perspectiva coloca as ilhas açorianas no centro de potenciais transformações económicas e sociais, com impactos paisagísticos, urbanos e arquitectónicos que se pretendem agora antecipar e debater, através do planeamento e desenvolvimento de um cenário de emergência habitacional para a comunidade piscatória local.

O workshop irá decorrer nas Instalações da Universidade dos Açores e do Centro de Arte Contemporânea da Ribeira Grande, projectos de alguns dos mais prestigiados arquitectos portugueses contemporâneos, entre os dias 2 e 6 de setembro de 2017. Num cenário de beleza incomparável, e num ambiente trans-disciplinar e trans-nacional privilegiado, propícios a importantes experiências pedagógicas, espera-se ainda poder contribuir com um corpo de investigação relevante não só para a sociedade açoriana, como para um debate mais alargado sobre o tema.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Julho. Para mais informações, visitar o site da Summer School.

Voltar ao topo