Introdução:
Alexandra Paio, ISTAR-IUL, VFABLAB-IUL
Pedro Costa, DINÂMIA’CET-IUL
Sara Eloy, ISTAR-IUL
Resumo:
O impacto da politica cultural e urbana lançada por François Mitterand, a partir de 1981, teve repercussões fortes no modo com os vários estados europeus vieram a consolidar o seu projecto de unificação. O desenvolvimento global ao nível tecnológico e industrial que ocorreu no final do milénio, intensificou este processo, extremando o deslumbramento pelas novas formas arquitectónicas e pelo retorno económico dos investimentos realizados em edifícios impactantes. A geometria das superfícies empenadas, que havia sido experimentada de modo analógico por Le Corbusier e Iannis Xenakis no pavilhão Phillips da exposição universal de Bruxelas em 1958, tornava-se agora acessível através do uso de sofisticados softwares de parametrização e modelação.
No campo do ensino e da aprendizagem da arquitectura todas as transformações encontram-se sujeitas a múltiplas experiências pedagógicas, muitas delas extremadas entre a censura completa aos meios digitais , ou a sua total incorporação nos processos de experimentação académica.
O território surge em última análise como receptáculo de todos estes fenómenos, tal como Gidedion, tentara perceber e antecipar, em 1938 nas Charles Eliot Norton Lectures, ainda longe do alisamento do espaço, da aceleração do tempo e do impacto das tecnologias digitais na produção e organização do trabalho no campo da arquitectura.
Organização:
Escola de Tecnologias de Arquitectura
ISTAR-IUL
DINÂMIA'CET-IUL
VFABLAB-IUL