Eventos

Conferência
Conferência com Eliana Sousa Santos
06
Novembro
2017
Local
Auditório B1.03
Piso 1
Edifício II
ISCTE-IUL

O DINÂMIA'CET-IUL, organiza a palestra Paisagem, Arte e Arquitectura no Sudoeste Americano, proferida por Eliana Sousa Santos, como resultado da viagem realizada ao abrigo do apoio resultante da distinção que obteve através do Prémio Távora 2017. Ao longo desta viagem desde o “centro da terra ao limite do espaço”, foram publicados cinco extensos e detalhados artigos, acompanhados por fotografias de Tiago Silva Nunes, no suplemento Ypsilon do Jornal Público na série ‘Branco até Branco’.

Esta é uma viagem no tempo, que também é uma viagem pelos desertos do sudoeste americano. Uma viagem decorre de um trabalho de investigação em história da arquitectura e foi a proposta vencedora do Prémio Fernando Távora. Seguiremos os passos de artistas, arquitectos e historiadores da arte, entre eles o próprio arquitecto Távora, que viajaram pelo sudoeste americano. Serão analisados artefactos que povoam os livros de história da arte e da arquitectura, mas estes revelam muitas informações sobre a história dos Estados Unidos desde os tempos mais remotos aos mais recentes.

Eliana Sousa Santos é professora Auxiliar convidada do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, na área de História e Teoria da Arquitectura, desde 2017. Dos seus trabalhos destacam-se os estudos e investigações sobre Reyner Banham, Gyorgy Kepes, Nikolaus Pevsner e Georges Kubler.

Orador(a)
Moderador(a)

Organizações

  
Voltar ao topo