Eventos

Workshop
A nação reimaginada Arte e sociedade no Brasil e em Portugal no final do séc. XIX
13
fevereiro
2019
Local
AA3.29
Piso 3
Ala Autónoma
ISCTE-IUL

Este workshop busca colocar em discussão aspetos da produção de arte no Brasil e em Portugal na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX.

O intuito consiste em comparar as obras e trajetórias dos pintores José Ferraz de Almeida Júnior (brasileiro) e José Vital Branco Malhoa (português) e, por meio dessa confrontação, relacionar as práticas e configurações do universo artístico nos dois contextos nacionais, naquele momento ainda bastante enredados culturalmente. Serão comparadas as respostas que Malhoa e Almeida Júnior produziram por meio de suas obras às novas demandas e condicionantes, bem como as maneiras pelas quais foram recebidos pelo público consumidor e pela crítica.

Pensados como agentes de seu tempo, ambos encetaram estratégias de consagração próximos às elites locais, simultaneamente sua clientela e seu grupo de sociabilidade, e desse modo integraram os projetos desses grupos, provendo de imagens os esforços de constituição de novas bases para os imaginários nacionalistas. A partir da apresentação de dados primários, a discussão buscará avaliar os ganhos e perdas de um procedimento comparativo de pesquisa em sociologia.

Orador(a)

Organizações

  
Voltar ao topo