BioBlitz @Iscte
Nesta iniciativa. que decorre no âmbito do Noite Europeia dos Investigadores de 2022, vamos procurar medir e registar a biodiversidade no campus da Cidade Universitária em Lisboa, através da contagem das espécies de aves, líquenes, insetos, plantas e répteis existentes!
Entre as 9h00 e as 22h30, junte-se a diversos especialistas para registar as suas observações, e ao final do dia convidamos a comunidade Iscte a visitar a Noite Europeia dos Investigadores, onde as Unidades de Investigação do Iscte estão presentes com diversas atividades.
Inscreva-se para participar nesta atividade.
Informações úteis:
Para esta atividade será utilizada uma aplicação própria e será feito um percurso pedonal. Se possível, deverá trazer:
- Telemóvel, com a app* instalada e bateria carregada
- Roupa e calçado confortável
- Binóculos para observação de aves
*Se ainda não o fez, irá precisar de se registar no BioDiversity4All e descarregar a aplicação iNaturalist (Android ou iOS) para poder adicionar observações e contribuir para esta 3ª edição do Bioblitz @Iscte!
Esta é uma iniciativa organizada pelo Iscte e pelos parceiros do projeto europeu Noite Europeia dos Investigadores 2022 – Science for Everyone. Contamos ainda com a associação BioDiversity4All e a Sustentabilidade Iscte como parceiros desta iniciativa.
Reveja algumas fotografias da última edição.
O que é um BioBlitz?
Durante um BioBlitz cidadãos, cientistas e naturalistas trabalham em conjunto para registar o maior número de espécies que ocorrem numa região delimitada e num período determinado de tempo. Esta é uma atividade de ciência cidadã, que contribui com um propósito científico útil, mas é também um momento lúdico para os participantes.
O BioBlitz é uma metodologia para realizar uma avaliação rápida da biodiversidade de um local, representando uma ferramenta poderosa na criação de alicerces para a conservação da biodiversidade, apoiada nos cidadãos. Um BioBlitz tem como objetivos dar contributos valiosos para a ciência, para medidas de gestão ambiental, para decisões políticas e para a educação ambiental, promovendo a interligação entre diferentes grupos de cidadãos com vista a uma mais efetiva conservação da biodiversidade.