O Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com o Dinâmia’CET Iscte, organiza a quarta edição do ciclo de conferências Século XIX Revisitado, com curadoria de Marta Sequeira.
O século XIX é muitas vezes entendido do ponto de vista da História da Arquitetura como uma espécie de “catapulta” para o século XX, ou, noutro sentido, como um hiato entre o Iluminismo e o Modernismo. No entanto, neste século de rápidas transformações e numa Europa palco de uma verdadeira revolução industrial, política, cultural e social, foram feitas algumas das experiências arquitetónicas e urbanísticas mais relevantes de sempre, protagonizadas pelos que então procuravam responder a uma sociedade em ebulição. Estações ferroviárias, óperas, museus e prisões são apenas alguns dos novos programas a que havia que dar resposta, ao mesmo tempo que se procurava criar um novo modelo de cidade.
Século XIX Revisitado consiste num conjunto de cinco conferências que procura abarcar a complexidade deste período, reunindo investigadores como Maria Pia Fontana, Miguel Mayorga, Eliana Sousa Santos, Ana Vaz Milheiro, Júlia Varela e João Quintela. Centrando a discussão em cinco temas principais – de Lisboa ao Brasil; do Palacete Leitão ao plano para Barcelona, de Gottfried Semper a Banister Fletcher – procura-se analisar os modelos propostos, não apenas do ponto de vista histórico, como também a partir de um olhar contemporâneo, aferindo a sua eventual atualidade e vigência.
Marta Sequeira – que apresentará cada uma das sessões e moderará o debate final com o público – é a curadora deste ciclo, organizado no âmbito do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do Iscte.
Século XIX Revisitado é aberto ao público em geral e a entrada é livre.