A exposição “Lisboa Imagina a Nova Bauhaus Europeia” é um convite a toda a comunidade projetista a pensar, desenhar e discutir as melhores soluções para construir Lisboa. Um desafio que abre a todos a oportunidade de fazer parte de um debate especializado sobre como Lisboa poderá protagonizar uma transição para um futuro belo, sustentável e inclusivo, à luz dos valores da iniciativa da Comissão Europeia.
A presente exposição tem como objetivo registar e dar a conhecer a atual política de encomenda de obra pública municipal, realizada com base em critérios de transparência e qualidade técnica dos projetos, através de concursos públicos municipais de conceção lançados pela Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana com o apoio da Ordem dos Arquitetos.
As propostas submetidas a concurso pelas diferentes equipas projetistas são avaliadas e selecionadas em fase anónima por um júri independente, que integra sempre elementos externos ao Município, sendo a autoria dos projetos identificada apenas após a seleção do projeto vencedor e premiados.
Foram assim, no período 2022-2023, lançados e concluídos pelo município 12 concursos públicos de conceção para seis projetos de habitação, cinco projetos de equipamentos e um projeto de espaço público. Nesta exposição, é apresentada a totalidade das 177 propostas recebidas, com destaque para os 40 projetos premiados.
A exposição é, sobretudo, uma celebração do empenho de todas as equipas participantes, das ideias criativas que exploraram para cada processo e um reconhecimento da qualidade técnica que trouxeram para o pensamento sobre o futuro – em construção – da nossa cidade.
Pode ser visitada no piso 1 do Edifício 2 do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa entre os dias 1 a 11 de outubro.