ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Os dados constituem, hoje em dia, uma força motora da economia, da sociedade e da ciência. O crescimento extraordinário do seu volume, a velocidade cada vez maior a que nos chegam e a variedade que incorporam, para não falar da incerteza quanto à sua veracidade, a chamada Big Data, influi em todos os aspetos da nossa vida, quer no trabalho, quer na sociedade. Desde as práticas de gestão, o funcionamento de entidades financeiras, de organismos e políticas públicas, de operacionalização empresarial, no ensino e na descoberta científica, na saúde e no ambiente, os dados são o combustível onde assentam muitos dos processos de descoberta e de decisão e muito do progresso atual.
É a partir dos dados que é possível extrair informação e gerar conhecimento, utilizando algoritmos e técnicas de Aprendizagem Automática (Machine Learning) para criar modelos capazes de sustentar conhecimento e apoiar a decisão. Por sua vez, estes modelos podem ser incorporados em sistemas inteligentes (Inteligência Artificial) que possibilitam o ajustamento a novos dados e a automatização da extração de informação para previsão ou visualização da informação
Por tudo isto, cada vez mais é importante que profissionais treinados na ética deontológica da Ciência de Dados, um campo inerentemente multidisciplinar, possam dialogar, partilhar experiências e criar novas sinergias potenciadoras de projetos sustentáveis e em prol da sustentabilidade.
Somos o GMCDI (Grupo de Missão em Ciência de Dados no Iscte), criado com a intenção de potenciar as valências do Iscte em Ciência de Dados. Com esta página, pretendemos mostrar que o Iscte está a contruir conteúdos e competências nesta área, desde a formação de profissionais especializados (lançámos a 1.ª Licenciatura em Ciência de Dados no país, um Mestrado em Ciência de Dados e especialização em Programa Doutoral, entre outra oferta formativa), até à realização de projetos de Investigação e de Investigação & Inovação, bem como colaborações com entidades empresariais, organizações não governamentais e administração pública.
A própria estrutura do Iscte, com cinco Escolas - Tecnologias e Arquitetura, Economia e Gestão, Ciências Sociais e Humanas, Sociologia e Políticas Públicas e, no Iscte-Sintra, Tecnologias Digitais Aplicadas - permite, de modo natural, uma proximidade que propicia a colaboração entre os investigadores e contribui, de forma consistente, no desenvolvimento do pensamento e de trabalho interdisciplinares, ou seja, naquilo que é fundamental para ter sucesso em Ciência de Dados.
A verdade é que estamos sempre abertos a novas colaborações e desafios.