Notícias

Institucional • 21 jul 2020
A universidade na resposta à crise

Que respostas tem o Iscte para a crise? Qual vai ser o nosso papel através da formação e da investigação? O que estamos a preparar para a recuperação do país?

Episódio 1 - Neste episódio, vamos conhecer as respostas oferecidas pela Antropologia na resolução dos problemas relacionados com os Direitos Humanos, através da análise de Miguel Vale de Almeida, professor no Iscte e investigador no CRIA.

Miguel Vale de Almeida

Episódio 2Qual  a importância da gestão e da liderança na resposta aos desafios da crise? Todas as respostas através do olhar de Ana Margarida Passos, professora no departamento de recursos humanos e comportamento organizacional da Iscte Business School.

Ana Margarida Passos TSF

Episódio 3 - Necessitamos de construir, aplicar e avaliar as políticas públicas. Mas, como? A análise de Pedro Adão e Silva, investigador e professor no departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Iscte, dá-nos umas pistas sobre o caminho a percorrer para termos melhores políticas públicas.

Pedro Adão e Silva TSF

Episódio 4  Neste episódio, conhecemos as respostas oferecidas na área da Ciência de Dados. Declarações de Ana de Almeida, investigadora e professora do departamento de Ciências e Tecnologias de Informação do Iscte.

Ana de Almeida TSF

Episódio 5 -  Recorda-se da ausência de álcool e de papel higiénico nas prateleiras dos supermercados? Quais são as operações necessárias para evitar este tipo de disrupções? Conheça as respostas do saber científico através da voz do professor José Crespo de Carvalho, investigador e professor do Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral do Iscte e presidente do Iscte Executive Education.

José Crespo de Carvalho na tsf

Episódio 6 - Hoje conhecemos as respostas oferecidas na área da Economia Política. Declarações de economista Ricardo Paes Mamede, professora do Departamento de Economia Política do Iscte.

Ricardo Paes Mamede TSF 2020

Episódio 7 -  Com esta verdadeira revolução do digital, como se combate o cibercrime? A importância da universidade, na educação, formação e sensibilização, através da análise de Carlos Serrão, investigador e professor no Iscte.

Carlos Serrão na TSF

Episódio 8 -  Cada vez mais as estratégias de marketing são personalizadas de forma a ir aos interesses de quem compra. Mas, como guardamos os dados? Conseguimos identificar padrões de comportamento? Conseguimos prever em tempos de pandemia?

João Guerreiro na TSF

Episódio 9 -  Neste episódio analisamos a importância e as soluções que a Sociologia pode dar na análise da sociedade, as suas transformações e o nível de coesão social. A análise, em tempos de pandemia, pelo professor e investigador no Iscte, Renato Miguel do Carmo.

Renato Miguel Carmo TSF

Episódio 10: As respostas para a pandemia através de melhores políticas públicas e ação humanitária, com a análise de Paulo Pedroso, docente e investigador no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.

Paulo Pedroso na TSF

Episódio 11: Todos sabemos que houve alterações com a pandemia. Vivemos tempos em que a distância é a palavra de "ordem" , sem a proximidade que caracteriza os seres humanos. Quais sãos os efeitos desta nova realidade? Podemos menosprezar os efeitos que a pandemia irá trazer no campo da saúde mental? Análise da professora e investigadora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Iscte, Maria Luísa Lima.

 Iscte na TSF Maria Luísa Lima

Episódio 12: A pandemia dá-nos a oportunidade de pensar devidamente as alterações climáticas. Haverá uma nova era dos componentes energéticos? Teremos uma descabornização aliada à desmaterialização do consumo? As respostas ambientais dadas por Nuno Bento, investigador no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.

Iscte na TSF - Nuno Bento

Episódio 13:  No momento em que o mundo atravessa uma crise sem paralelo provocada pela pandemia de Covid-19, a universidade poderá ajudar a encontrar respostas. A TSF uniu-se ao Iscte, para mostrar o contributo que academia pode oferecer no pós pandemia. Hoje conhecemos as respostas oferecidas na área do Marketing.

Pedro Dionísio TSF

Episódio 14: A pandemia de Covid-19 mergulhou-nos numa crise sem precedentes. Paulo Tormenta Pinto, diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Iscte, aponta os contributos para a recuperação do País podem ser dados pela universidade nestas áreas.

Paulo Tormenta Pinto TSF

Episódio 15: A pandemia coloca-nos desafios sem precedentes. Joana Alexandre, Presidente do Conselho Pedagógico, relata como é que a Comunidade Iscte se mobilizou para ultrapassar a crise provocada pela Covid-19.

Iscte na TSF Joana Alexandre
Voltar ao topo