Notícias

Institucional • 05 mai 2021
Iscte vai instalar a sua quinta escola em Sintra

A quinta escola do Iscte será instalada na Portela de Sintra. A Assembleia Municipal de Sintra aprovou a cedência de um terreno para o Iscte instalar a primeira instituição universitária na coroa norte da Área Metropolitana de Lisboa.

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa vai abrir em Sintra a sua quinta escola, que se irá juntar às quatro sedeadas no centro de Lisboa: Sociologia e Políticas Públicas, Business School, Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Arquitetura.

Com a abertura de uma unidade no segundo concelho mais populoso do país (400 mil habitantes) – e o primeiro em número de jovens – o Iscte será a primeira universidade pública com oferta pedagógica na coroa norte da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que inclui, além de Sintra, Mafra, Torres Vedras, Amadora, Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira, que no seu conjunto têm mais de 1,2 milhões de residentes.

Primeira escola do país especializada em tecnologias digitais

A concretização de uma Escola universitária especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas irá colmatar uma falha na oferta curricular de nível superior: os cursos dirigidos às novas procuras no âmbito do digital. Esta será a primeira escola do país especializada neste setor. A partir de 2026, o Iscte prevê acolher entre 2.500 a 3.000 estudantes no seu novo polo.

Protocolo com o Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

A parceria entre a Câmara de Sintra e o Iscte já permitiu, em 2020, a formação nas instalações da StartUp Sintra de 50% dos primeiros 500 profissionais de tecnologias digitais que integraram o programa “UpSkill”, lançado pelos ministérios do Trabalho, da Economia e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do IEFP e a APDC. No próximo dia 19 de maio o Iscte irá apresentar a nova escola universitária ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, reunião na qual assinará um protocolo com grandes empresas sedeadas no concelho que são parceiras do projeto: quando a escola começar a funcionar, os estudantes do Iscte poderão estagiar e desenvolver projetos nessas empresas no decorrer dos seus cursos. As empresas encontrarão na nova escola superior um espaço de colaboração e de formação dos seus quadros.

Sintra é o município do país com o maior número de população na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, mas a percentagem de jovens que frequenta o ensino superior é uma das mais baixas da área metropolitana.

Voltar ao topo