Notícias

Institucional • 26 nov 2021
Cascais e SPMS ganham Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE

O portal de agendamento 'online' para a vacinação contra a covid-19, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), e o programa Vida Cascais, da Câmara Municipal de Cascais, venceram o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE.

Esta é a 3.ª edição deste prémio, promovido pelo Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-ISCTE), que visa reconhecer as políticas públicas mais relevantes adotadas no último ano em Portugal. Esta edição teve como mote "A recuperação da crise", procurando reconhecer as políticas desenvolvidas no âmbito da pandemia de covid-19.

O Prémio Políticas Públicas é atribuído em duas categorias de políticas públicas, designadamente as adotadas pela administração central do Estado e pelos institutos públicos e as implementadas pela administração local, e nesta edição apenas foram elegíveis políticas já formalmente aprovadas e/ou em implementação e que pretendem contribuir para a recuperação nos domínios educativo, económico, social e da saúde.

Na administração central, o vencedor é a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), com o portal de agendamento 'online' para a vacinação contra a covid-19, desenhado como "uma solução centrada no cidadão e de fácil acesso que o capacita com a escolha do local de vacinação e da respetiva data", implementado no âmbito do Plano de Vacinação contra a covid-19 em Portugal e em funcionamento desde 23 de abril deste ano.

O vencedor na categoria de políticas públicas adotadas pela administração local é o projeto Vida Cascais, "um inédito programa cujos serviços estão ao alcance de qualquer cidadão, bastando para isso uma ligação à internet para ter cuidados de saúde, sem triagens, sem filas de espera e sem sobrecarregar o Serviço Nacional de Saúde", implementado pela Câmara Municipal de Cascais.

Voltar ao topo