Notícias

Investigação • 26 nov 2021
Cientistas do Iscte no top mundial de citações

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa tem 11 investigadores no ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, o “World´s Top 2% Scientist List”, que utiliza as citações da base de dados Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas académicas.

Desses 11 cientistas do Iscte que constam da lista de autores “com impacto em 2020” constam três que também integram a lista de investigadores “com impacto a longo prazo”.

Este estudo tem sido desenvolvido por um grupo de peritos liderado por John Loannidis (Stanford University), a que se juntam Jeroen Baas (Elsevier B.V.) e Kevin W. Boyack (SciTech Strategies) e fornece informações padronizadas sobre citações, h-index, hm índex ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. A primeira versão foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, de forma a combater os abusos de autocitação.

Mais informação aqui.



Voltar ao topo