Notícias

Institucional • 16 jun 2022
Falecimento de João Ferreira de Almeida

Joao Ferreira de Almeida, docente, investigador e antigo presidente do Iscte, faleceu hoje em Lisboa.

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, em 1964, João Ferreira de Almeida lecionou no Iscte desde a sua fundação, em 1972. Em 1984, doutorou-se em Sociologia, no Iscte, tendo realizado provas de agregação em 1992.

Além de ter sido presidente do Iscte, entre 1992 e 2005, foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, membro do conselho consultivo da Junta Nacional de Investigação Científica, representante português na comissão permanente para as ciências sociais da European Science Foundation; membro do conselho científico para as ciências sociais e humanas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e diretor da revista Portuguese Journal of Social Science. Professor Emérito do Iscte, em 2018 recebeu a 3 Medalhas de Mérito Científico, atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Desenvolveu vasto trabalho académico e científico na área da Sociologia.

Numa nota de pesar, o Presidente da República afirma que "João Ferreira de Almeida deixa uma obra incontornável na investigação em sociologia, em domínios como: classes e estratificação social, exclusão social e desigualdades sociais, educação e juventude."

Em comunicado, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, lamentou profundamente a morte de João Ferreira de Almeida, salientando que o professor e investigador se “notabilizou pelo seu vasto trabalho académico e científico na área da Sociologia, em especial nas áreas de processos culturais e simbólicos, exclusão social, estudos rurais, educação e juventude, desenvolvimento económico e social, valores e  representações sociais, e classes e estratificação social”.

João Ferreira de Almeida prestou um depoimento histórico no âmbio das atividades comemorativas do 50.º aniversário do Iscte, que pode ser consultado AQUI.

O velório decorre, amanhã, 17 de junho, a partir das 17 horas, na Igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa. O funeral realiza-se no dia seguinte, no cemitério dos Olivais, na mesma cidade, às 12 horas.

Aos familiares e amigos, a Reitora, em nome de toda a comunidade Iscte, apresenta as mais sentidas condolências.

Voltar ao topo