Notícias
Decorreu na manhã de 11 de janeiro de 2023, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, a apresentação do Relatório da Emigração 2021, elaborado pelo Observatório da Emigração em parceria com o MNE, a DGACCP, o IDI e o Instituto Camões.
O documento revela, nas conclusões, que 60.000 portugueses emigraram em 2021, mais 15.000 que no ano anterior, numa "recuperação assinalável" de saídas, após quebra brutal em 2020. O Reino Unido voltou a ser o principal destino.
O valor total das remessas de emigrantes, em 2021, foi de 3.677,76 milhões de euros, o mais alto das últimas duas décadas, o que representa 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) português, de acordo com o Relatório da Emigração.
Estiveram presentes na apresentação deste Relatório da Emigração 2021, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros assinala contribuir "para o objetivo maior de conhecimento da realidade da nossa diáspora", além do ministro João Cravinho, também o professor João Peixoto, o secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, o professor Rui Pena Pires (coordenador executivo do Observatório da Emigração) e o professor José Carlos Marques.
Para (re)ver a sessão de apresentação do Relatório da Emigração 2021, aceda aqui