Notícias

Internacional • 10 jan 2023
Equipa da IBS vence competição europeia sobre ética

Estudantes de mestrado de Economia Iscte venceram o European Ethics Bowl 2022 .

Três alunos do Mestrado em Economia da Iscte Business School – Guilherme Bica, Pedro Vaz e António Carlos Dias - venceram a European Ethics Bowl, em representação de Portugal. A final da competição realizou-se na sede do Banco Europeu de Investimento (BEI), no Luxemburgo, em dezembro. 

A European Ethics Bowl de 2022 é uma competição entre equipas de universidades que este ano mobilizou 27 estudantes, organizados em nove equipas, provenientes da Bélgica, Bulgária, Croácia, Portugal e Sérvia, e dos países fundadores França, Alemanha e Eslovénia.

Os estudantes debateram em duas rondas e apresentaram os seus pontos de vista sobre os tópicos éticos atribuídos relacionados com o tema geral deste ano, "Padronização do Mundo dos Negócios". Após breves apresentações, debateram com equipas opostas, seguidas de perguntas de um painel de juízes e avaliação. Durante o concurso, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar as competências de que necessitam como cidadãos europeus e como cidadãos globais.

As questões éticas foram apresentadas aos estudantes sob a forma de estudos de casos específicos. Os estudos de caso foram intitulados "As quotas de género permitem realmente a igualdade de género?" e "Normalização dos relatórios não financeiros". Depois as equipas da ISCTE Business School (Lisboa, Portugal), Université Paris Dauphine (Paris, França) e Universidade de Sofia "St. Kliment Ohridski" (Sofia, Bulgária) qualificaram-se para a ronda final, que se realizou a 9 de dezembro no Instituto do Banco Europeu de Investimento, no Luxemburgo.

Confrontada com vários dilemas éticos ao longo de três etapas, a equipa da Iscte Business School ganhou a última fase do concurso. "A participação nesta competição europeia contribuiu para enriquecer o "Know-how" dos nossos alunos e salientar a qualidade da preparação que os nossos programas permites, disse Ana Lúcia Martins, vice-dean para a área de Ensino e Inovação da Escola de Gestão do Iscte (IBS). Capaz de superar os vários dilemas éticos colocados ao longo de três etapas, a equipa da Iscte Business School ganhou a ultima fase do concurso.


Voltar ao topo