Notícias

Institucional • 30 jan 2023
Ordem do Infante Dom Henrique atribuída a Miriam Halpern Pereira

Historiadora e figura destacada da academia distinguida com Ordem Honorífica.

Miriam Halpern Pereira foi condecorada pelo Presidente da República, no dia 26 de janeiro, com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Figura de relevo da cultura e da academia portuguesa, foi uma das primeiras docentes do Iscte, onde criou o Centro de Estudos de História Contemporânea. Em 2017 recebera medalha de mérito científico, atribuida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Miriam Halpern Pereira é Professora Catedrática Emérita do Departamento de História do Iscte – Instituto Unversitário de Lisboa, onde leccionou desde 1973, sendo investigadora associada do CIES-Iscte. Foi diretora fundadora do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa – Iscte entre 1975 e 1985 e também diretora fundadora da revista Ler História, de 1983 a 2008. Entre 2001 e 2004 foi diretora do IAN/Torre do Tombo.

Licenciada em História e Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, Miriam Halpern Pereira – que completa 86 anos a 20 de março de 2023 – doutorou-se em História na Faculté de Letres et Sciences Humaines, Paris, tendo agregação em História, pelo Iscte. Foi ainda investigadora científica do Centre National de la Recherche Scientifique no Institut Marc Bloch da Universidade de Paris I (Sorbonne) 1970-1973. Professora na Universidade de Vincennes.

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem tiver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.

Voltar ao topo