Notícias
É com profundo pesar que informamos a comunidade do falecimento do Professor Vítor Matias Ferreira, professor Catedrático Emérito do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, onde lecionou durante mais de trinta anos e do qual foi Presidente.
Vítor Matias Ferreira foi um dos mais reputados investigadores no campo da sociologia urbana. No início da sua carreira, desenvolveu trabalho relevante sobre os movimentos sociais no período revolucionário de (1974-1975). Já no período democrático destaca-se o seu trabalho sobre a transformação da metrópole de Lisboa.
Em 1994, em conjunto com Francesco Indovina, lançou o observatório "Expo'98 em Lisboa: observar enquanto se realiza", acompanhando durante cerca de cinco anos o processo de realização do projeto urbano associado ao grande evento que marca o final do século XX em Portugal.
Foi um dos fundadores do Centro de Estudos Territoriais, entretanto integrado no Centro Dinâmia’Cet e Diretor da revista “Cidades. Comunidades e Territórios”.
Publicou diversos livros, bem como capítulos de livros e artigos em publicações nacionais e estrangeiras, dos quais se destacam “Lisboa, de Capital do Império a Centro da Metrópole” (1986); “Lisboa, a Metrópole e o Rio” (coord.) (1997); “A Cidade da Expo ’98” (1999) e “Fascínio da Cidade” (2004).
O corpo de Vítor Matias Ferreira estará em câmara ardente, no dia 1 de julho, sábado, na Igreja da Graça, a partir das 18h00 até às 13h15 de dia 2 de Julho (domingo). O cortejo fúnebre seguirá depois, às 13h15 para o Cemitério do Alto de São João, estando a cremação marcada para as 14h00 de domingo.
Homenagem realizada ao Prof. Vítor Matías Ferreira em 2021