Notícias
A edição de 2023 da cimeira Portugal Smart Cities realizou-se na FIL, entre 10 e 12 de outubro, e contou com a participação do Iscte através de vários dos seus investigadores e de um stand próprio.
A conferência reuniu o sector português das Smart Cities, juntamente com alguns dos maiores nomes da indústria internacional, com representação de empresas expositoras de mercados externos, com destaque para a China.
No evento foram abordados dossiês como a relação entre municípios, empresas e cidadãos, e temas como a energia, a mobilidade, a ciência, a saúde, o bem-estar, ou os sectores da água, do ambiente e da sustentabilidade. Houve lugar a palestras em que vários especialistas analisaram o estado atual da arte numa variedade de sectores, enunciando desafios prementes.
Neste palco houve espaços – como Smart Garden ou SmartB2B – que permitiram explorar oportunidades de negócio e estabelecer contactos com os participantes. E, neste contexto, o Iscte partilhou os resultados do InCITIES, projeto internacional que coordena através da vice-reitora Maria das Dores Guerreiro e da Professora Catarina Ferreira da Silva, que dirige o ISTAR - Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura do Iscte.
Como coordenadora do InCITIES, a Professora Catarina Ferreira da Silva apresentou o projeto durante a conferência. Foram ainda apresentados mais nove outros projetos em curso ou concluídos no Iscte. Assim, o vice-reitor, arquiteto Bernardo Pizarro Miranda, apresentou o novo edifício Iscte Conhecimento e Inovação, reconstruído segundo os princípios da New European Bauhaus. A Professora Sibila Marques apresentou o seu projeto GreenCity4Aging, sobre os efeitos das ruas verdes urbanas na mobilidade, integração social e envelhecimento entre as pessoas de terceira idade. Por sua vez, o Professor Miguel Sales Dias abordou a temática das aplicações móveis, baseadas na inteligência artificial, para resposta à saúde pública, com o projeto FCT AIM Health.
O evento contou ainda com a presença de responsáveis políticos, nomeadamente a ministra da Coesão Territorial, o ministro da Economia e do Mar, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, entre outros. Nesta edição, a Eslováquia e Bratislava foram as convidadas da cimeira sobre “cidades inteligentes”, que reuniu, nesta edição, uma centena de expositores e oradores.