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Iscte • 01 fev 2024
Semana de Acolhimento do IN-Iscte aposta na inclusão

De 5 a 9 de fevereiro de 2024

De 5 a 9 de fevereiro de 2024 realiza-se a semana de acolhimento do IN-Iscte – Um espaço para crescer, um novo projeto que tem como objetivo estratégico “reduzir o abandono e promover o sucesso académico dos estudantes no 1.º ano”.

Durante uma semana, sob o mote da inclusão, mobilização e responsabilização da comunidade académica, e em estreita colaboração com os núcleos de estudantes das diversas Escolas do Iscte, são dinamizadas atividades que visam familiarizar os estudantes recém-chegados com o campus, serviços disponíveis, colegas de curso e a vida universitária em geral. Estas ações de acolhimento constituem uma oportunidade para a integração dos estudantes na comunidade académica e esclarecer dúvidas (Serviços de Gestão de Ensino, Escolas Iscte, Laboratório de Competências Transversais, Serviço de Ação Social e Serviço de Relações Internacionais).

Em termos específicos, o IN-Iscte propõe-se alcançar quatro objetivos:

  • Melhorar a experiência de acolhimento dos novos estudantes através de atividades mobilizadoras de toda a comunidade;
  • Melhorar a integração dos novos estudantes através de programas de mentoria;
  • Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula;
  • Desenvolver mecanismos de identificação e acompanhamento de estudantes em risco.

 Como objetivo transversal o IN-Iscte pretende conseguir o alargamento da base social dos estudantes do ensino superior. Neste sentido, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior, apostando-se em:

- Desenvolver competências e ferramentas de inovação pedagógica para docentes.

- Promover a aquisição de competências transversais dos estudantes orientadas para o trabalho cooperativo e a gestão de situações de stress, em diversos contextos.

- Promover mais espaços e momentos para mais envolvimento, diálogo e participação de estudantes e docentes, dentro e fora da sala de aula.

Neste último aspeto, por exemplo, haverá um “espaço do estudante” que terá a responsabilidade de organização de eventos específicos, entre os quais o evento anual de acolhimento dos novos estudantes, no momento das inscrições e início das aulas.

Será também divulgado o programa de mentorias e há ainda o compromisso de criar um “Manual de Acolhimento”. Está ainda prevista a criação de várias sessões temáticas, incluindo sessões de informação e sensibilização sobre estudantes com necessidades educativas específicas (NEE) e respetivas estratégias. O objetivo é sensibilizar e fornecer informação crítica sobre a realidade diversa destes estudantes, apoiando os docentes na sua atividade.

 

Programa aqui.

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