Notícias

Internacional • 31 jan 2024
Assinada em Huelva a Declaração da Missão da Aliança Pioneer

Durante a visita realizada a 24 de janeiro à Universidade de Huelva, pelos reitores das universidades que integram a Aliança Universitária Europeia Pioneer, realizou-se a cerimónia de assinatura da Declaração da Missão e Objetivos desta aliança.

O Iscte faz parte da Aliança Pioneer e fez-se representar pela reitora, Professora Doutora Maria de Lurdes Rodrigues e pela vice-reitora para a Internacionalização, Professora Doutora Maria das Dores Guerreiro.

A Universidade de Huelva, anfitriã do encontro, é uma das dez universidades europeias a integrar este grupo de instituições de ensino superior alinhadas e comprometidas seriamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, isto é, com cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Em conjunto, as dez instituições de ensino superior que integram a Aliança Pioneer – incluindo o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa - propõem-se reunir a capacidade de formação, o potencial de investigação e inovação e a capacidade de cocriar com os ecossistemas locais, ao serviço da realização das cidades do futuro.

Maria Antonia Peña, reitora da Universidade de Huelva, adiantou que o Consórcio Aliança Pioneer, criado em 2020, vai candidatar-se novamente à Iniciativa Universidades Europeias. A Aliança Pioneer é coordenada pela Universidade Gustave Eiffel, de França, e integra instituições do Ensino Superior da Eslováquia, Holanda, Itália, Finlândia, República Checa, Suíça, Alemanha, Portugal e França.

Voltar ao topo