Notícias
O Iscte, em parceria com Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da Valor T e da Direção-Geral do Ensino Superior, assinou a 4 de setembro o protocolo de criação da Rede “Valor T IES”, que visa contribuir para a empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior com deficiência, promovendo um trabalho de proximidade entre as instituições parceiras.
Para além do Iscte, esta rede engloba mais 20 Instituições de Ensino Superior de todo o país e pretende desenvolver ações conjuntas que contribuam para a transição para o mercado de trabalho de estudantes e alumni com deficiência.
O objetivo deste protocolo consiste, nomeadamente, em promover iniciativas de acesso ao mercado de trabalho junto das entidades empregadoras, atividades formativas, estágios, estudos e investigação e projetos de empreendedorismo, sendo que, a estas 21 instituições de ensino, é esperado que se juntem mais no futuro.
A criação desta rede pretende ainda ser um incentivo à investigação científica específica nas áreas da inclusão, reabilitação e acessibilidade.
A 15 de dezembro de 2024 será aprovado o plano anual de ação para 2025.
Na assinatura do protocolo esteve presente o professor Jorge Costa, Vice-Reitor para a Investigação e Modernização Tecnológica do Iscte e o professor Luís Capucha, coordenador do Núcleo de Estudos da Deficiência, Diretor do Mestrado em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos e representante do Iscte junto da Valor T e restantes parceiros.
O Iscte reforça, assim, o seu compromisso em ser um espaço diverso e inclusivo, contribuindo para a igualdade de oportunidades, em linha com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025.