Notícias

Internacional • 13 set 2024
HumanAct levou formação em ajuda humanitária a Cabo Verde e Moçambique

Coordenado pelo Iscte e financiado pela Comissão Europeia terminou, no primeiro semestre de 2024, o projeto “HumAct – Humanitarian Response: Climate Change and Displacements”, que desenvolveu trabalho ao longo de três anos e meio.

O projeto tinha como principal objetivo aumentar a capacidade das instituições de ensino superior, especificamente em Cabo Verde e Moçambique, na área da Ação Humanitária (AH) em relação a mudanças climáticas e deslocamentos forçados nos países parceiros. Desta forma, foi desencadeada a profissionalização do setor nos países do Sul Global, onde decorre a maior parte da atividade de ação humanitária. 

Pela primeira vez, em Moçambique e Cabo Verde, estão a ser lecionados conteúdos de AH, através da criação e da adaptação de disciplinas. No total foram criadas 6 novas disciplinas e adaptadas 25, com conteúdos de AH, que agora fazem parte do currículo pedagógico das universidades. Foram ainda desenvolvidos artigos científicos conjuntos e criados materiais pedagógicos.

Estiveram envolvidos no projeto sete parceiros: dois europeus - Iscte e National and Kapodistrian University of Athens; três de Moçambique - Universidade Pedagógica de Maputo, Universidade de Rovuma, Universidade de Pungue e dois de Cabo Verde - Universidade de Cabo Verde e Universidade de Santiago.

O projeto teve impacto real ao nível das instituições, através do desenvolvimento da oferta educacional de docentes, pelo reforço de competências, e de  alunos, pela formação adquirida e envolvimento de atores locais, ONG, técnicos e especialistas, quer no setor público como privado.

O HumAct abriu ainda portas para a constituição de um novo Mestrado Erasmus Mundus em Ação Humanitária – designado Human Response - que foi recentemente aprovado pela Comissão Europeia, e que será coordenado pelo Iscte. A equipa que liderou este projeto acredita que os objetivos propostos foram superados e que os resultados do projeto perdurarão e haverá lugar a novas iniciativas.

 

Acesso a materiais do projeto:

Handbook   

E-book

Vídeo

Voltar ao topo