Notícias
É com profundo pesar que o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa comunica o falecimento do Professor e investigador André Freire.
André Freire era Professor Catedrático da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e atual Diretor do Doutoramento em Ciência Política, coordenando o grupo de investigação em Política e Cidadania do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Era também Diretor do Observatório da Democracia e Representação Política.
As Cerimónias Fúnebres realizam-se a partir das 16:00 de domingo, dia 3 de novembro, em Santa Joana Princesa.
A saída está marcada para 2.ª feira, dia 4 de novembro, pelas 11.00 para cremação, no Cemitério do Alto de São João, às 12.00.
Nascido em Lisboa em 1961, André Freire licenciou-se em Sociologia na nossa instituição em 1995, tendo-se doutorado em 2004 na Universidade de Lisboa, em Ciências Sociais, e prestado provas de Agregação no Iscte em 2010.
Ao longo de uma notável carreira académica, André Freire destacou-se pela dedicação ao ensino e pela contribuição inestimável para a compreensão da política em Portugal e na Europa. Foi pioneiro na criação dos estudos eleitorais em Portugal, 2002 e 2005.
Conhecido pelos seus ideais democráticos, André Freire foi mentor de várias gerações de estudantes e investigadores, com quem partilhou o seu vasto conhecimento, fomentando o pensamento crítico e o rigor académico.
A sua partida inesperada deixa um vazio no campo académico e na vida de todos aqueles que com ele conviveram. O seu legado permanece nas suas publicações, nos seus projetos de investigação e enquanto teórico no campo da Ciência Política.
O Iscte manifesta as suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos, colegas e alunos.