Notícias

Bolsas • 12 nov 2024
Estudantes do Iscte distinguidos com Bolsa Gulbenkian Novos Talentos

Bianca Correia, Joel Moreira e Manuel Leite foram os três estudantes do Iscte distinguidos este ano pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa Novos Talentos.

O programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos tem como objetivo identificar e apoiar 100 estudantes do Ensino Superior e estimular a iniciação à investigação nas áreas de ciência básica, bem como em qualquer área das humanidades, das artes e das ciências sociais.

Bianca Correia, estudante da Licenciatura em Engenharia Informática, foi distinguida com um projeto na área da Matemática, tendo como orientador o professor Luís Carvalho, docente da Iscte Tecnologias e Arquitetura. O tema da sua investigação prende-se com Machine Learning e a sua relação com a informática. O objetivo será explorar o seu funcionamento e as novas descobertas nesta área. 

Joel Moreira, estudante da Licenciatura em História Moderna e Contemporânea, encontra-se, de momento, em Timor, a colaborar com o Arquivo & Museu da Resistência Timorense, para a construção e catalogação de um novo acervo arquivístico com fontes orais. O projeto encontra-se numa fase inicial, estando, para já, a trabalhar na identificação das fases de "ataque", enquanto a equipa se prepara para fazer buscas no terreno por várias vilas e aldeias espalhadas pela ilha. Entre muitos objetivos, encontram-se: a promoção e o apoio de iniciativas que contribuam para a preservação e divulgação da Memória da Resistência no território nacional; a continuação da recolha, tratamento e documentação das várias frentes de Resistência; a organização e recolha de testemunhos orais de combatentes da Libertação Nacional; a execução de projetos de formação e de investigação promovendo ações de estudo. Joel Moreira, orientado pelo professor Luís Miguel Carolino, docente da Iscte Sociologia e Políticas Públicas e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), vence a bolsa na área das Humanidades

Manuel Leitepara além de ser estudante do Mestrado em Políticas Públicas, encontra-se a frequentar o 5.º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Ao longo do seu percurso na Faculdade, percebeu que a Medicina não satisfazia em pleno a sua curiosidade intelectual. Cultivando um apreço pela Política, interessava-se pela forma como a sociedade se organiza para assegurar o direito à saúde – ou seja, pelas políticas de saúde. Nesse sentido, decidiu ingressar também no Mestrado em Políticas Públicas do Iscte. Manuel Leite vence a bolsa na área das Ciências Sociais, sendo que o seu projeto incidirá sobre as Políticas de Saúde.


A lista completa de vencedores encontra-se disponível para consulta aqui

Voltar ao topo