Notícias
O projeto OVER-SEES do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) recebeu um financiamento de 4 milhões de euros no âmbito do programa Erasmus+ da Comissão Europeia “Centros de Excelência Vocacional” (CoVE) para promover a excelência na formação vocacional e apoiar a dupla transição – digital e verde – nas ilhas europeias.
O projeto OVER-SEES: VET Excellence Leadership for the Twin Transition in European Islands, liderado por Francisco Simões, reúne um consórcio de 17 beneficiários e 14 parceiros associados de quatro territórios insulares europeus: Açores (Portugal), Região Oeste (Irlanda), Ilhas do Egeu (Grécia) e Sicília (Itália). A iniciativa, liderada pelo Iscte, centra-se no alinhamento da formação profissional com as estratégias de Especialização Inteligente, assegurando o desenvolvimento de competências de elevada qualidade nos domínios da agricultura sustentável, do turismo rural, das energias renováveis marinhas e da digitalização.
Com uma visão de crescimento inclusivo, a OVER-SEES assenta em quatro pilares fundamentais: pessoas, prestadores de ensino e formação profissional, empresas e governação. A ambição global do projeto é alcançar a excelência do ensino e formação profissional nas ilhas europeias.
“Este investimento de 4 milhões de euros reflete a confiança da Comissão Europeia no OVER-SEES, não só para transformar o ensino profissional, mas também para atuar como catalisador da inovação e da inclusão no mercado de trabalho”, afirmou Francisco Simões. “A iniciativa ilustra a forma como a colaboração regional pode resultar em soluções sustentáveis e escaláveis para os desafios enfrentados pelas ilhas europeias.”.
A promoção de iniciativas centradas na juventude em toda a Europa tem reiteradamente pautado o trabalho de Francisco Simões. Em 2024, o investigador foi nomeado coordenador de um estudo europeu sobre jovens em meios rurais e passou a ser membro da Pool of European Researchers, contribuindo para a promoção social e económica dos jovens.
Mais informação sobre o projeto no site do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte).