Notícias
Projeto lançado em 1997, por dois jornalistas – João Carreira Bom e José Mário Costa –, o Ciberdúvidas é um site apoiado pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e enquadrado no Laboratório de Competências Transversais do Iscte (LCT-Iscte). Tem como objetivos: esclarecer, clarificar e facilitar o uso da língua portuguesa, sem substituir as gramáticas, dicionários ou prontuários.
Ao longo dos 28 anos que se assinalam neste 15 de janeiro, Ciberdúvidas respondeu a milhares de dúvidas, divulgou textos sobre a língua e deu a conhecer centenas de publicações de interesse para a língua portuguesa, sempre a título gratuito, e foi evoluindo na sua forma de comunicar e de se adaptar a um público cada vez mais exigente e com interesses diversificados.
Para responder aos mais jovens, o projeto alargou a sua comunicação a diferentes redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok) e inovou, criando rubricas como Ciberdúvidas Responde ou Ciberdúvidas vai às Escolas. Passou a acompanhar estudantes, que aprendem a língua, a formar professores, que a ensinam, e, neste percurso, deu início à edição dos seus Cadernos de Língua Portuguesa (n.º 1 e n.º 2).
No contexto do aniversário do Ciberdúvidas, a consultora e professora Carla Marques assinala a data com um texto em torno do ato ilocutório expressivo ao serviço do agradecimento, passando em revista as «inúmeras expressões que mostram como os atos de agradecimento e de reconhecimento se podem espraiar em inúmeras formas linguísticas». E a consultora Inês Gama dedica a Dúvida da Semana ao uso do advérbio direito, a partir da construção «fazer as coisas direito», uma rubrica divulgada no programa Páginas de Português, da Antena 2.
Em permanência e de forma completamente livre, o Ciberdúvidas pode e deve ser consultado, sempre que haja dúvidas no falar ou no escrever português, em: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/