Notícias

Iscte • 08 abr 2011
Seminário 'Ciência, Inovação e Mercado: Que limites?'

O seminário 'Ciência, Inovação e Mercado: Que limites?' decorre a 14 de Abril, pelas 15:00 na sala C301 do edifício II do ISCTE-IUL.

Os oradores convidados são: Paula Lobato de Faria da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, José Maria Castro Caldas e Tiago Santos Pereira, ambos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Organizado pelo centro de investigação do ISCTE-IUL, Dinâmia-CET, este seminário irá centrar-se sobre o progresso científico e tecnológico. ‘Um progresso que é promovido activamente pela UE no âmbito da sua política de investigação e desenvolvimento. A inovação é, por seu lado, proclamada regularmente como uma condição decisiva do reforço da competitividade da economia europeia. Mas, até que ponto disporá a UE de mecanismos susceptíveis de permitir incorporar os valores sociais nos processos de regulação europeia da ciência, da tecnologia e da inovação? Ao declarar agora a necessidade de “reforçar a protecção dos direitos fundamentais à luz da evolução da sociedade, do progresso social e da evolução científica e tecnológica”, a Carta dos Direitos Fundamentais vem conferir maior acuidade ainda à questão de saber que limites devem condicionar a investigação e o desenvolvimento de novas tecnologias e em nome de que valores, princípios e direitos. Inovações controversas como as culturas e alimentos transgénicos e as biotecnologias de um modo mais geral oferecem ilustrações claras desses dilemas.'

O seminário insere-se no ciclo 'Direitos Humanos, Mercados e Desafios da governação' cujo evento que se segue em Maio debruçar-se-á sobre o ' Desenvolvimento sustentável e Direitos de Cidadania' e cujos oradores convidados são Carla Amado Gomes (Universidade de Lisboa), Viriato Soromenho-Marques (Universidade de Lisboa) e Sofia Bento (SOCIUS-ISEG).

Para mais informações visite o site do Centro Dinâmia-CET

Voltar ao topo