Notícias
A Comissão Fulbright tem a decorrer o Programa Fulbright Specialists, que permite estadias de curta duração de especialistas norte-americanos em instituições universitárias portuguesas (universidades e centros de investigação), para desenvolver projectos, também, de curta duração no âmbito do ensino, consultoria e investigação.
Em baixo, poderá ser lido um resumo de informações que consideramos mais importantes para a tomada de decisão.
A saber:
Áreas: Administração Pública, Agricultura, Antropologia, Arqueologia, Biologia, Ciência Política, Ciências do Ambiente, Ciências Documentais, Comunicação e Jornalismo, Direito, Economia, Educação, Engenharia, Ensino do Inglês como Língua Estrangeira ou Segunda Língua / Linguística Aplicada, Estudos Americanos, Estudos da Paz e Resolução de Conflitos, Física, Gestão, Matemática, Planeamento Urbano, Química, Saúde Pública, Serviço Social, Sociologia, Tecnologias da Informação.
Actividades:Algumas actividades possíveis no âmbito dos projectos:
- Apresentação de palestras ao nível pré e pós-graduado;
- Participação ou condução de seminários ou workshops;
- Colaboração em projectos de investigação;
- Participação em actividades curriculares especiais e conferências;
- Consultoria no âmbito de projectos de desenvolvimento curricular e formação do corpo docente e de desenvolvimento dos curricula académicos ou de material de estudo.
Candidaturas:
Os projectos devem ser submetidos com pelo menos 4 meses de antecedência.
Outras considerações:
- Para informação sobre quais as especializações elegíveis para este programa, favor consultar o site;
- Um projecto é restrito a um país. A candidatura deve dizer respeito a um projecto a desenvolver somente em Portugal, sem envolver deslocações do Senior Specialist a outros países durante o período da bolsa;
- As bolsas a atribuir no âmbito deste programa permitem períodos de permanência únicos, entre 14 e 42 dias, incluindo os dias de viagem;
- Uma Serial Grant poderá consistir em até 3 visitas, não podendo o total das visitas exceder os 42 dias de permanência. Cada visita tem um mínimo de 14 dias de duração. As 3 visitas terão que ter lugar no período de 1 ano (não poderão decorrer mais de 12 meses entre o início da primeira visita e o final da última);
- Os encargos da deslocação e estadia dos especialistas serão partilhados pelo Programa Fulbright e pela instituição portuguesa, a qual suportará as despesas de alojamento, alimentação e deslocações dentro do território nacional.
Caso esta oportunidade se revele de interesse, por favor entre em contacto com sonia.henriques@iscte.pt, para mais esclarecimentos. A formalização da candidatura competirá ao Gabinete de Relações Internacionais (GRI).