Notícias

Iscte • 10 dez 2013
MERCART: Reutilizar é inovar

 

 

Inserido na 1ª Edição da Semana da Responsabilidade Social Universitária, o Mercart conta com duas exposições: «Reutilização Criativa» e «Talentos ISCTE-IUL». O mercado da arte decorre no ISCTE-IUL de 9 a 13 de dezembro.

Os trabalhos expostos sob o tema «Reutilização Criativa» resultam da transformação de materiais e resíduos já utilizados em novos produtos de valor.

Anabela Martins e a filha Sara Vieira são duas empreendedoras a quem a crise e o desemprego obrigou a procurar novas oportunidade de negócio. Há cerca de um ano, Anabela de 59 anos iniciou o projeto «Magia por um Canudo», que consiste na transformação de rolinhos de folhas de revistas em vários produtos de decoração e bijuteria.

«As vendas estão a correr melhor do que estava à espera. Ainda por cima estamos na altura do natal o que também ajuda», diz Sara.

Na banca do lado está Sónia Dias, uma artesã que aproveita cápsulas de café descartáveis para fazer bolas de natal, ímans, suportes para velas e bijuteria. «O Kapsolyn ART surgiu há três anos numa formação na área de coaching. Tinha de descobrir o potencial duma capsula já utilizada, e depois pensar nos materiais e ferramentas para os objectos que queria criar» conta Sónia.

Na exposição de «Talentos ISCTE-IUL» surge a banca de Joana Marques, uma estudante do Instituto que faz bijuteria nos tempos livres. O projeto «Contas e Contas» foi criado juntamente com a prima depois de decidirem participar numa feira de artesanato por brincadeira. «Como correu bem continuámos a vender através de uma página na Internet e aos amigos e família. As bancas nas feiras são muito caras por isso aproveitámos esta oportunidade para expandir o negócio», conta Joana.

Até 13 de dezembro pode visitar estas e outras bancas no piso 0 do Edifício II, do ISCTE-IUL.

Gonçalo Roque e Sara Saavedra

(alunos da Pós-Graduação em Jornalismo do ISCTE-IUL)

Voltar ao topo