Notícias

Iscte • 13 abr 2011
ISCTE-IUL atribuiu doutoramento Honoris Causa a José Veiga Simão e André Jordan

José Veiga Simão e André Jordan foram galardoados com a distinção de “Doutoramento Honoris Causa” pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, no passado dia 27 de Abril, numa cerimónia que decorreu no Grande Auditório, no edifício II.

Veja as fotos da cerimónia aqui.

José Veiga Simão foi distinguido pelo papel fundamental que desempenhou na Reforma do Ensino Superior em Portugal nos anos 70. Já André Jordan, com esta distinção viu ser-lhe reconhecido o contributo que prestou até hoje ao desenvolvimento do turismo em Portugal, pela inovação, respeito pelo ambiente e pelo elevado patamar de qualidade dos seus empreendimentos.

José Veiga Simão é um dos mais experientes governantes portugueses. Foi ministro da Educação entre 1970 e 1974, ministro da Indústria e Energia entre 1983 e 1985 e ministro da Defesa Nacional entre 1997 e 1999. Foi embaixador de Portugal na ONU entre 1974 e 1975 e nomeado governador da Agência Internacional de Energia Atómica das Nações Unidas entre 1982 e 1983. Nos anos 70, como ministro da Educação, José Veiga Simão desempenhou um papel fundamental na reforma do ensino superior em Portugal.

O ex-ministro recebeu vários títulos honoríficos e distinções, entre os quais o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Joanesburgo, Cambridge/Massachusetts, bem como a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Doutorado em Física Nuclear pela prestigiada Universidade de Cambridge, José Veiga Simão foi reitor da Universidade de Lourenço Marques (actual Universidade de Eduardo Mondlane). Foi ainda Visiting Fellow da Universidade de Yale e Director da Portuguese Heritage Foundation (USA). 

A Professora Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação e docente do ISCTE-IUL foi a madrinha do doutoramento Honoris Causa a José Veiga Simão.

André Jordan, cidadão brasileiro e português, gestor e empresário em vários continentes nas áreas do turismo, imobiliário e média. 

É membro, entre outros, do Conselho de Administração da Fundação Serralves e do Comité de Governance do World Travel & Tourism Council. Foi jornalista no início da carreira, tendo vários livros publicados. 

Presidiu, nomeadamente, aos Conselhos de Administração da Planal, S.A. (Quinta do Lago) e da Lusotur, S.A. (Vilamoura). André Jordan marcou o turismo português pela inovação e pelo elevado patamar de qualidade dos seus empreendimentos. 

Recebeu várias distinções entre as quais a Grã Cruz da Ordem de Mérito (Portugal) e as ordens do Rio Branco e de Tamandaré (Brasil). É cidadão honorário do Rio de Janeiro e recebeu a chave da cidade de Nova Iorque.

A Professora do ISCTE-IUL Virgínia Trigo foi a madrinha do doutoramento Honoris Causa a André Jordan.

A Orquestra de Vialonga actuou na cerimónia de doutoramento. Esta orquestra é um projecto educativo que visa a integração social de alunos do agrupamento de escolas da freguesia de Vialonga. O projecto nasceu da necessidade do combate à exclusão e ao abandono escolar. Através da estimulação para o trabalho de grupo fomenta-se a disciplina e auto-estima dos mais novos. O seu início data de 2005, sob orientação da directora do Agrupamento de Escolas de Vialonga, Armandina Soares, que constitui um pequeno grupo de estudantes de violino. Em 2007, a orquestra foi alargada a violetas, violoncelos e contrabaixos. Em 2008, passou também a integrar sopros de madeira e percussão e, em 2009, sopros de metal.

Programa

17:30 - Recepção dos convidados
18:00 - Início da cerimónia. Intervenção da Orquestra de Vialonga

Elogio do Laureado pela Professora Maria Lurdes Rodrigues
Imposição das insígnias
Intervenção do Professor José Veiga Simão

Intervenção da Orquestra de Vialonga

Elogio do Laureado pela Professora Virgínia Trigo
Imposição das insígnias
Intervenção do empresário André Jordan

Intervenção da Orquestra de Vialonga

Intervenção do Reitor

Sessão de cumprimentos
Porto de honra
Voltar ao topo