Título
Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
Autor
Carvalho, José Perrota de
Resumo
pt
A população mundial está envelhecendo e a tendência é que a faixa etária acima dos 65 anos
cresça a cada ano, devido o aumento da perspectiva de longevidade. Com isso, alguns
serviços voltados para essa faixa etária têm crescido e os serviços de saúde são os que se
salientam. Nesse cenário os serviços de saúde domiciliares, também conhecidos como “Home
Care” têm crescido por trazer vantagens tanto para os pacientes como para as organizações
hospitalares. Diante desse crescimento é necessário fazer pesquisas voltadas para a avaliação
da satisfação dos pacientes atendidos pelo sistema de “Home Care”, buscando verificar se os
mesmos têm suprido suas necessidades e quais as mudanças necessárias para atender sempre
da melhor forma os pacientes. Esse estudo teve como objetivo abordar a satisfação do
paciente no atendimento domiciliar pós desospitalização. A pesquisa recorreu à escala
SERVQUAL com pacientes da empresa PRO LIFE Home Care, buscando avaliar o grau de
satisfação dos mesmos com os serviços prestados pela empresa. A realização dessa pesquisa é
pertinente pelo fato do atendimento domiciliar pós desospitalização nesta empresa ser
relativamente recente e ainda estar em um processo dinâmico de construção, o que propicia
ainda muitas possibilidades e desafios a serem enfrentados. Para tanto, é necessário o
estabelecimento de uma gestão estratégica visando minimizar os problemas advindos dessa
modalidade e avaliar o grau de satisfação por parte dos pacientes que são atendidos por essa
modalidade. O resultado revela que os pacientes atendidos pela PRO LIFE tem um grau
elevado de satisfação com os serviços prestados somente em alguns quesitos e em outros é
necessária uma atuação mais criteriosa para sanar os problemas verificados na pesquisa.
en
The world population is aging and the trend is for the age group over 65 to grow each year
due to the increased prospect of longevity. With this, some services aimed at this age group
have grown and health services are the ones that stand out. In this scenario, home health
services, also known as Home Care, have grown to bring benefits to both patients and hospital
organizations. Given this growth, it is necessary to conduct research aimed at assessing the
satisfaction of patients assisted by the Home Care system, seeking to verify if they have met
their needs and what changes are needed to always serve patients in the best way. This study
aimed to address patient satisfaction in home care after dehospitalization. To this end, a
literature review and SERVQUAL survey will be conducted with patients of the company
PRO LIFE Home Care, seeking to assess their satisfaction with the services provided by the
company. The realization of this research motivated me because the post-hospitalization home
care is relatively recent and still in a dynamic process of construction, which still provides
many possibilities and challenges to be faced. Therefore, it is necessary to establish a strategic
management aiming to minimize the problems arising from this modality and to evaluate the
degree of satisfaction by the patients who are treated by this modality. It was concluded that
the degree of satisfaction of patients treated by PRO LIFE has a high degree of satisfaction
with the services provided by the company only in some aspects and in others it is necessary a
more careful action to solve the problems found in the research.