Título
Transformações organizacionais com o SARS-COV2 num centro de saúde
Autor
Barros, Diogo Gonçalo da Silva
Resumo
pt
Com esta pandemia, as organizações de saúde enfrentaram novos e inesperados desafios aos quais foi necessário dar diferentes respostas. Este estudo teve como desafio identificar as aprendizagens individuais e coletivas que se sucederam nas duas vagas de SARS-COV2, de forma a potenciar respostas fiáveis perante novas crises. Assim sendo, esta pesquisa é baseada em duas perspetivas, as organizações de alta fiabilidade que se caracterizam pela capacidade dos sistemas detetarem e de gerirem eventos inesperados; e a coordenação relacional caracterizada pelo sucesso em ambientes de elevada interdependência, incerteza e constrangimento temporal.
Neste estudo de caso foram efetuadas entrevistas semiestruturadas a vários grupos profissionais e de diferente hierarquização num centro de saúde, assim como, análise documental. Os resultados das entrevistas evidenciam que emergiram vários temas de segunda ordem, os quais foram agrupadas em três dimensões: Superação, Comunicação e Erosão Profissional. Assim, este trabalho mostrou que esta instituição de cuidados primários que passou por diversas mudanças, adquiriu capacidade de superação para enfrentar diversas adversidades, culminando na melhoria da comunicação e no trabalho em equipa.
en
With this pandemic, health organizations faced new and unexpected challenges which required different responses. The challenge of this study was to identify the individual and collective learning experiences that occurred during the two waves of SARS-COV2, to enhance reliable responses to new crises. This research is based on two perspectives: highly reliable organizations characterized by the ability of systems to detect and manage unexpected events; and relational coordination characterized by success in highly interdependent, uncertain, and time-constrained environments.
In this case study, semi-structured interviews were conducted with various professional groups and different hierarchies in a health care center, as well as document analysis. The results showed that several second-order themes emerged which were grouped into three dimensions: Overcoming, Communication and Professional Erosion. This work showed that this primary care institution, that has undergone several changes, had the ability to overcome and face various adversities, culminating in improved communication and teamwork.