Título
Lean Thinking em serviços de saúde: o processo de implantação em uma maternidade privada do Rio de Janeiro
Autor
Oliveira, Lia de Souza
Resumo
pt
Os serviços de saúde de uma forma geral têm sido alvo de constantes reclamações por parte dos pacientes, funcionários e até mesmo parceiros de negócios. O lean thinking é uma filosofia de gestão criada pela Toyota com o nome de lean Manufacturing traduzida como manufatura enxuta que tem como objetivo a otimização de custos e redução de tempo, desperdícios e melhoria contínua. Essa filosofia também foca na agregação de valor e satisfação do cliente. O lean thinking possui cinco princípios: Valor – definição de valor sob a ótica do cliente, Fluxo de Valor - identificação do fluxo de valor e redefinição dos processos restando apenas o que agrega valor para o cliente, Fluxo Contínuo – estabelecimento de um fluxo sem interrupções (contínuo) para a realização das atividades, Produção Puxada – fazer apenas o que o cliente solicitar, Perfeição – melhoria contínua (Kaizen) de todos os processos, pessoas e produtos visando valor. A prática da filosofia lean embora tenha sido criada para manufatura tem se expandido para os mais diversos setores empresariais incluindo o setor de saúde. Nos últimos anos essa filosofia tem sido bastante difundida no contexto hospitalar e nos diversos serviços de saúde gerando bons resultados aonde foram aplicados. O objetivo desta tese é esclarecer e descrever as ferramentas e práticas da filosofia lean aplicadas nos serviços de saúde e os resultados dessa aplicação, em particular, no estudo de caso de uma maternidade privada do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
en
Health services in general have been the subject of constant complaints from patients, employees and even business partners. Lean thinking is a management philosophy created by Toyota under the name lean manufacturing, that aims to optimize costs, reduce time and waste, and improve continuously. Lean thinking is based on five principles: Value - value definition from the customer's perspective, Value Flow - identification of the value stream and redefinition of processes leaving only what adds value to the customer, Continuous Flow - establishment of an uninterrupted flow (continuous) to carry out the activities, Pulled Production - to do only what the customer requests, Perfection - continuous improvement (Kaizen) of all processes, people and products with the main aim centred on value. The practice of the lean philosophy though was created for manufacturing but it has expanded to the most diverse business sectors including the healthcare industry. In the last years, this philosophy, has been widespread in the hospital context and in the various health services generating good results where they were applied. The objective of this thesis is to clarify and describe the tools and practices of the lean philosophy applied in health services and the results of this application in a particular case study related with a private maternity hospital in the state of Rio de Janeiro, Brazil.