Título
O que sente o cliente: Impacto da perceção de emoções e de justiça no Burnout em enfermeiros
Autor
Dias, Débora Alexandra Neves
Resumo
pt
Estudos anteriores revelaram que a Crença no Mundo Justo (CMJ) se torna num
mecanismo adaptativo do bem-estar psicológico e que a infrahumanização, isto é, negar, por
vezes, a atribuição de emoções secundárias no outro é um mecanismo de defesa utilizado
pelos profissionais de saúde para reduzir os sintomas de burnout. Neste sentido, o presente
estudo tem como objetivo principal medir e correlacionar a CMJ Geral, as Emoções
Negativas percecionadas e o Burnout nos Enfermeiros e testar o efeito protetor conjunto da
CMJ Geral e das Emoções Negativas na predição do Burnout.
Para medir estas três variáveis foi aplicado um questionário on-line a enfermeiros
portugueses (N=193), sendo 88% dos participantes do sexo feminino (N=170). Desta amostra,
foram medidas e analisadas as seguintes variáveis: a CMJ Geral; as dimensões das Emoções
Negativas que são as emoções primárias negativas e as emoções secundárias negativas; e as
três dimensões do Burnout, que são o Burnout Pessoal, o Burnout relacionado com o
Trabalho e o Burnout relacionado com o Cliente.
Os resultados demonstraram que os enfermeiros com elevados níveis de CMJ Geral
apresentam níveis mais baixos de Burnout e que tanto as emoções primárias negativas como
as emoções secundárias negativas moderam esta relação. Ou seja, quanto maior é a CMJ
Geral menor é o Burnout (Pessoal, relacionado com o Trabalho e o Cliente) quando são
percecionadas elevadas emoções negativas primárias e secundárias. Contudo, quando são
percecionadas emoções secundárias negativas não existe associação significativa entre a CMJ
Geral e o Burnout relacionado com o Cliente.
en
Earlier studies have shown that Belief in Just World (BJW) becomes an adaptive
mechanism of psychological well-being and that infrahumanization, that is, sometimes
denying the attribution of secondary emotions in the other is a defense mechanism used by
health professionals to reduce the symptoms of burnout. In this sense, the present study aims
to measure and correlate BJW General, perceived negative emotions and burnout in nurses
and to test the joint protective effect of BJW General and negative emotions in predicting
burnout.
To measure these three variables, an online questionnaire was applied to Portuguese
nurses (N = 193), with 88% of female participants (N = 170). From this sample, the following
variables were measured and analyzed: the BJW General; the dimensions of
Infrahumanization the two dimensions of Negative Emotions which are negative primary
emotions and negative secondary emotions; and the three dimensions of Burnout, which are
Personal Burnout, Work-related Burnout, and Client-related Burnout.
The results showed that nurses with high levels of BJW General had lower levels of
Burnout and that both negative primary emotions and negative secondary emotions moderate
this relationship. That is, the higher the General BJW the lower the Burnout (Personal, Work
and Client related) when high primary and secondary negative emotions are perceived.
However, when negative secondary emotions are perceived there is no significant association
between BJW General and Customer related Burnout.