Título
A poética da construção em Ludwig Mies van der Rohe: Casas Lange e Esters; Casa Tugendhat
Autor
Vieira, Carlos Manuel Ferreira
Resumo
pt
A arquitetura de Mies van der Rohe tem um valor incontornável na História da Arquitetura Moderna. Contudo, são várias as fases arquitetónicas que surgem em distintos períodos da sua vida, até formalizar a sua própria visão arquitetónica numa resposta à sua época, por meio da tecnologia aliada à arte da construção.
Propõe-se assim a decodificação da origem dos fundamentais princípios arquitetónicos de Mies van der Rohe, que conformam o ano que o arquiteto entende ser de grande consciencialização e de compreensão, tanto pessoal como artística. Com isto, percebe-se de qualquer forma, que o ano de 1926 é de extrema relevância na carreira (arqui)tectónica do arquiteto Alemão. Até esse momento, começa por transmitir ao mundo a sua inovadora visão, que recai sobre o que é a arte do construir e a importância de estabelecer uma nova arquitetura intimamente ligada à época. Isto, materializando empiricamente os seus novos conceitos arquitetónicos em modelos teóricos e expondo-os também em vários artigos escritos publicados na principal revista de vanguarda, ‘G’ (Gestaltung).
Mies van der Rohe atingiu o auge Europeu, com a materialização dos seus princípios que anteriormente estavam em fase de consciencialização. Começando com o projeto em Stuttgart (Weissenhof), que elevou o panorama da Nova Arquitetura, demonstrando novas formas de construção e novos materiais, e culminando na concretização praticamente simultânea das Casas Lange e Esters em Krefeld, do Pavilhão Alemão em Barcelona, e da Casa Tugendhat em Brno, projetos que revelam o modernismo traduzido por Mies através da racionalização construtiva do todo em cada detalhe.
en
Mies van der Rohe's architecture has an undeniable value in the history of modern architecture. However, there are several architectural phases that appear in different periods of his life, until forming his own architectural vision as a response to the times, using technology allied to the art of construction.
It is therefore proposed the decoding of the origin of Mies Van der Rohe’s fundamental architectural principles, which establishes the year that the architect recognizes to be of great awareness and understanding, personally and artistically. In any case, it is clear that 1926 is an extremely important year in the (archi)tectonic career of the German architect. Until that moment, he begins by transmitting his innovative vision to the world, which approaches the matter of the art of building and the importance of establishing a new architecture closely linked to the time. He empirically materialized new architectural concepts in theoretical models and claimed his architectural principles in several articles published in the main journal of the vanguard, ‘G’ (Gestaltung).
Mies van der Rohe career reached its peak in Europe, with the materialization of his principles that were previously in his awareness phase. Starting with the project in Stuttgart (Weissenhof), which raised the panorama of New Architecture, demonstrating new forms of construction and new materials, and culminated in the almost simultaneous conception of Lange and Esters Houses in Krefeld, the German Pavilion in Barcelona and Tugendhat House in Brno, projects that reveals Mies translation of modernism through the constructive rationalization of the whole in every detail.