Título
Baterias abandonadas da Trafaria: Persistência das memórias
Autor
Raposo, Mafalda Demétrio
Resumo
pt
Este trabalho apresenta a análise histórica e
arquitetónica das baterias militares da Trafaria, e do seu
estado de conservação. As baterias de Raposeira I,
Raposeira II e a bateria de Alpena, integram um conjunto de
fortificações de defesa de costa localizadas nas duas
margens do rio Tejo, junto à Capital. Foram construídas no
final do século XIX, com o objetivo de melhoramento do
sistema de defesa militar, num período de instabilidade
política e social a nível mundial.
Constata-se que muitas construções mais antigas se
encontram inventariadas, conservadas e restauradas. As
baterias da Trafaria, sendo mais recentes, estão totalmente
abandonadas, em mau estado de conservação, e não estão
inventariadas. Apesar do avançado estado de degradação, as
baterias mantêm as suas características físicas, a sua
integridade e autenticidade.
Importa questionar as razões do abandono, avaliar o
valor histórico e arquitetónico e contribuir para a salvaguarda
deste património arquitetónico. A análise histórica elaborada
incide na pesquisa bibliográfica, iconográfica e cartográfica. A
análise arquitetónica e do estado de conservação, tem por
base dados recolhidos em trabalho de campo, visitas ao local
e informações orais das entidades públicas que gerem este
bem patrimonial.
Com base nas normas internacionais, recomenda-se
a conservação das baterias para fins de utilidade pública.
Sabendo que a primeira medida de salvaguarda do
património é o seu conhecimento, propõe-se fichas de
inventário das baterias, de acordo com o modelo sugerido
pelo SIPA - Sistema de Inventário do Património
Arquitetónico, gerido pela Direção Geral do Património
Cultural.
en
This work presents the historical and architectural
analysis of Trafaria’ military batteries, and their state of
conservation.Raposeira I, Raposeira II and Alpena batteries
are part of a set of coast defense fortifications located on both
banks of the Tagus River, near the Capital.They were built in
the late nineteenth century to improve the military defense
system during a period of political and social instability across
the world.
Many older buildings are found to be inventoried,
preserved and restored.Trafaria’s batteries, being newer, are
totally abandoned, in a bad conservation condition, and not
inventoried. Despite the advanced state of degradation,
batteries maintain their physical characteristics, integrity and
authenticity.
It is important to question the reasons for
abandonment, evaluate the historical and architectural value
and contribute to the safeguard of this architectural heritage.
The elaborated historical analysis focuses on bibliographic,
iconographic and cartographic research. The architectural
analysis and the state of the conservation is based on data
collected from fieldwork, site visits and oral information from
the public entities that manage this heritage asset.
Based on international standards, it is recommended
the conservation of baterries for public utility purposes.
Knowing that the first measure to safeguard heritage is
recognize it, it is proposed batteries inventory sheets, based
on the model suggest by SIPA - Sistema de Inventário do
Património Arquitetónico, managed by Direção Geral do
Património Cultural.