Título
O Índice Potencial Motivador na gestão de pessoas: Estudo de caso: Uma empresa no sector da restauração
Autor
Mano, Maria José Roque Coimbra
Resumo
pt
A Gestão de Pessoas enaltece o fator humano, o indivíduo e as suas experiências, bem
como, o alinhamento entre os objetivos organizacionais com os interesses e as
necessidades quer dos indivíduos quer da sociedade. As características do contexto atual
constituem desafios para a Gestão de Pessoas, nomeadamente na forma como se trabalha,
mais especificamente no desenho das suas funções. Este facto remete-nos para a área do
Job Design que se refere ao desenho do trabalho/função que uma pessoa desempenha.
O sector da Restauração é um sector crítico e desafiante na área da gestão de pessoas, não
só pelas características e natureza do trabalho, como também por absorver mão de obra
pouco qualificada, levando a taxas elevadas de turnover. Outro fator desafiante é a
tipologia da generalidade das empresas deste setor, PME’s que apresentam falta de
estruturas, recursos e conhecimentos para uma gestão de pessoas eficaz e sustentável.
A partir destes pressupostos o presente projeto tem como objetivo apresentar uma
metodologia de suporte aos diferentes níveis de liderança na gestão de pessoas, de uma
empresa do sector da restauração. A empresa pertence a uma Sociedade Gestora de
Participação Social (SGPS) que por motivos de confidencialidade não se revela a
identidade da Empresa, nem do Grupo. Esta metodologia, pretende potenciar a
flexibilização, a humanização e a experiência positiva dos colaboradores, no sentido de
aumentar a sua satisfação e motivação no desempenho das suas funções. Para a
prossecução do objetivo recorreu-se à metodologia qualitativa de estudo de caso.
en
In the current context, Human Resource Management praises the human factor, the
individual and their experiences, as well as the alignment between organizational
objectives with the interests and needs of both individuals and society. On the other hand,
the characteristics of the current context represent challenges for Human Resource
Management, namely in the way they work, more specifically in the design of functions.
This leads us to the Job Design domain, which refers to the design of job or function that
a person performs.
The Restaurant sector is a critical and challenging sector in Human Resource
Management, not only because the characteristics and nature of the work, but also for
absorbing low-skilled persons, leading to high turnover rates. On the other hand, most
companies in this sector are SMEs with lack of structures, resources and knowledge for
effective and sustainable people management.
Thus, this project aims to present a methodology to support different levels of leadership
in people management, in a company in the restaurant sector. The company belongs to a
Social Participation Management Company (SGPS) which, for reasons of confidentiality,
will not reveal the identity of the Company or the Group. This methodology aims to
enhance the flexibility, humanization, and positive experience of employees, in order to
increase their satisfaction and motivation in the performance of their work. For the pursuit
of the objective, the qualitative case study methodology was used.