Título
Um diagnóstico de rotatividade numa organização moçambicana
Autor
Seie, David Jorge
Resumo
pt
O objetivo da pesquisa foi para determinar e avaliar as principais causas da rotatividade de
pessoal numa organização, os fatores críticos de elevado índice da rotatividade de pessoal
na Actionaid Moçambique e para apoiar a gestão desta organização com recomendações
que visam desenhar uma estratégia adequada e apropriada para a prevenção e minimização
da rotatividade, satisfação das necessidades, motivação e retenção do "staff".
Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se um "survey" com a aplicação de um
questionário sobre a população de gestores intermédios. O estudo debruçou-se sobre as
questões relacionadas com: (i) os estilos e teorias de gestão e liderança predominantes nos
anos de 2004-2006 comparados ao período de 2007-2009; (ii) o grau de rotatividade de
pessoal nesta organização; (iii) as principais causas de elevado índice de rotatividade de
pessoal; (iv) os fatores de satisfação das necessidades e da motivação do pessoal; (v) o
modelo dos 4Es de liderança com maior e com menor consideração da gestão no período
com elevado índice de rotatividade; (vi) e os tipos de decisões dominantes frequentemente
tomadas na Actionaid Moçambique. A pesquisa concluiu que no período de 2004 a 2006
Actionaid estava sendo governada por uma liderança democrática e pela teoria de relações
humanas, enquanto, no período de 2007 a 2009 a organização era dirigida por uma
liderança autocrática e pela teoria racional. Entre outras, as cinco principais causas da
rotatividade de pessoal foram: (1) o ambiente de trabalho, (2) a falta de reconhecimento e
crescimento na carreira profissional, (3) as ofertas atraentes de outras organizações, (4) a
política salarial insuficiente, e (5) a supervisão de trabalho.
Os índices de rotatividade geral de pessoal e da rotatividade das saídas foram
respetivamente de 16% e 13% no período de 2004-2006 e de 23% e 30% no período de
2007-2009.
en
The objective of the survey was to determine and evaluate the main causes of the staff
turnover in a organization, the critical factors of the staff turnover high rate in Actionaid
Mozambique and to assist the management with recommendations to design an adequate
an efficient strategy which prevent and minimize the staff turnover and to satisfy the needs,
provide an appropriate motivation and incentives for retention of the employees.
To reach the proposed objectives, it was conducted a survey using the method of
questionnaire over the population composed by the intermediate managers. The study
focused on the questions related to the : (i) key style and theory of the management and
leadership during the period from 2004 to 2006 compared to the period from 2007 to
2009; (ii) the level of the staff turnover rate in this organization; (iii) the principal causes
of staff turnover high rate; (iv) the factors to satisfy the needs and motivate employees; (v)
the model of the 4Es of leadership with greater and with less consideration of the
management in the period of the highest turnover rate; (vi) and the types of the decision
frequently taken in Actionaid Mozambique. The survey concluded that from 2004 to 2006
Actionaid was being governed by a democratic leadership and by the human relations
theory, and from 2007 to 2009 the organization was ruled by an autocratic leadership and
by the rational theory. Among others, the five main causes of the staff turnover are: (1) the
working environment, (2) the lack of professional recognition and carrier growth, (3) the
attractive offers from other organizations, (4) insufficient salary policy and (5) work
supervision.
The general and the departure rate of staff turnover are respectively 16% and 13% for the
period from 2004 to 2006 and 23% and 30% for the period from 2007 to 2009.