Título
Exportações Portuguesas de serviços: Caracterização, evolução e estudo empírico
Autor
Tomaz, Natacha Alexandra Santos de Oliveira
Resumo
pt
Os serviços são, intrinsecamente, menos transaccionáveis do que os bens pelo que quando se fala
na importância das exportações para a economia portuguesa dá-se habitualmente maior relevo aos
bens em detrimento dos serviços. No entanto, o peso do sector de serviços nas exportações tem
vindo a aumentar consideravelmente e a relevância das exportações de serviços para o crescimento
da economia portuguesa é cada vez mais significativa. Em geral, os serviços são intangíveis o que
significa que a sua produção e consumo ocorrem simultaneamente, originando um contacto entre o
produtor e o consumidor, pelo que é frequente que um dos dois se desloque para que a exportação
se realize. O presente estudo tem dois objectivos, sendo o primeiro a caracterização do sector
exportador de serviços português por tipos de serviços e por mercados de destino e o segundo
identificar factores que possam ter contribuído para o crescimento das exportações portuguesas de
serviços que se tem vindo a registar nos últimos anos. O estudo empírico é realizado com base num
modelo econométrico de dados de painel. De uma forma geral, os resultados obtidos indicam que as
exportações de bens, o investimento directo português no estrangeiro, a língua portuguesa e língua
inglesa e ainda o país ser membro da UE influenciam positivamente o crescimento das exportações
portuguesas de serviços, enquanto o efeito da distância geográfica é de sentido inverso.
en
Services are intrinsically less tradable than goods so when the importance of exports for the
Portuguese economy is mentioned usually emphasis is given on goods rather than services. However,
the weight of the services sector in exports has increased considerably and the relevance of services
exports for the growth of Portuguese economy is increasingly significant. Generally services are
intangible and therefore its production and consumption occur simultaneously requiring a contact
between the producer and the consumer which means that one of the two has to move for the export
to take place.
The present study has two objectives, the first being the characterization of Portuguese services
exports considering types of services and destination markets and the second to identify factors that
may have contributed to the growth that these exports have shown in recent years. The empirical
study is based on an econometric panel data model. In general, the results indicate that exports of
goods, the Portuguese direct investment abroad, Portuguese and English and also the EU
membership positively influence the growth of Portuguese exports of services, while geographic
distance has a negative effect.